ícone whatsapp

Campo Grande é contemplada com projeto de robótica inédito no país

12.08.2021 · 12:00 · Vereador Professor Juari

A importância da tecnologia na educação hoje é inegável. Na nossa vida estão cada vez mais frequentes. Com a ascensão de tecnologias aplicadas ao ensino, a robótica vem sendo incorporada por escolas de diversos países, inclusive o Brasil.

As inovações tecnológicas promovem a qualidade da educação, quando expandem o acesso à informação, permitindo que professores e estudantes acionem diferentes fontes e aprofundem sua pesquisa e seu repertório. 

O uso da tecnologia na educação, além de atrair a atenção e o interesse do estudante para o tema e para o conteúdo ensinado, funciona como ferramenta educativa, visto que, entre seus inúmeros benefícios, melhora o desenvolvimento cognitivo dos estudantes e o processo de aquisição dos conhecimentos aprendidos em sala.

Para atender às novas demandas, destaca-se a importância da robótica no desenvolvimento do estudante, além de desenvolver conhecimentos e habilidades relacionados à tecnologia e ciência, a robótica pode transformar o processo de aprendizagem, tornando as aulas mais divertidas e atrativas, possibilita a pesquisa, a descoberta e construção, proatividade, facilita o aprendizado de física e matemática, fortalece o espírito crítico e proporciona mais interações entre os estudantes e professores.

Pensando nos benefícios que o ensino da robótica pode trazer para a melhoria da qualidade do ensino, o vereador Professor Juari acompanhou durante os dias 9, 10 e 11 de agosto, toda a programação realizada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento para a Educação (FNDE) através do Diretor de Tecnologia e Inovação,  Sr. Paulo Roberto Aragão Ramalho, em Campo Grande. Durante a agenda foi realizado o lançamento do “Programa de Robótica Espacial” em parceria com a Agência Espacial e a Universidade de Brasília (UNB). A capital Sul Matogrossense foi escolhida para testar o Programa que disponibilizará 500 licenças, distribuídas entre as Escolas Municipal Jose Rodrigues Benfica, localizada no bairro, e a Escola Municipal Licurgo de Oliveira Bastos, localizada na Vila Nasser, para que os estudantes possam usufruir toda a tecnologia e criar seus robôs.

Para o desenvolvimento desse projeto, faz-se necessário destacar o empenho do Prefeito Municipal Marcos Trad Filho e da Secretaria Municipal de Educação, através da Secretária Elza Fernandes e a Secretária Adjunta Soraya Campos, para que Campo Grande pudesse servir de exemplo para todo o país.  

O Vereador Professor Juari ressalta que sua participação na assinatura faz parte de conversas e articulações que realizou durante o primeiro semestre com Parlamentares em Brasília, entre eles destaca-se o Senador Nelsinho Trad e o Deputado Federal Vander Loubet.

Como o assunto Robótica e qualidade na educação é de interesse de todos, o Vereador participou da articulação para que outras instituições do estado também pudessem conhecer, sendo proporcionado então a apresentação para a Secretaria de Estado de Educação, Universidade Estadual de MS, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Instituto Federal de MS.

Assessoria de Imprensa do Vereador