ícone whatsapp

Campanha Sinal Vermelho: vereador João César Mattogrosso apoia iniciativa contra violência doméstica

07.07.2020 · 12:00 · Vereador João César Mattogrosso

Diante dos crescentes casos de violência doméstica no período de isolamento social, a Associação de Magistrados Brasileiros – AMB e o Conselho Nacional de Justiça – CNJ criaram a Campanha Sinal Vermelho, voltada para combater esta prática na sociedade. Por meio da parceria com todas as farmácias, a ação busca incentivar as denúncias, sendo que basta a vítima mostrar um X Vermelho na palma da mão para que o atendente ou farmacêutico entenda tratar-se de uma denúncia e em seguida acione a polícia para o acolhimento.

Apoiador da campanha, o vereador de Campo Grande, Capital de Mato Grosso do Sul, João César Mattogrosso (PSDB) aderiu ao movimento como forma de estimular a preservação da vida das mulheres e integrar esta luta. Dados da página oficial da campanha revelam que houve um aumento de 22% no índice de feminicídio durante o período de isolamento social, entre março e abril.

Para o vereador é preciso que a sociedade se mobilize para enfrentar este câncer social. “Sabemos que a violência contra mulher, infelizmente, é uma constante em nossa sociedade e não podemos deixar de enfrentar este câncer. A pandemia revelou que o problema principal concentra-se dentro dos lares, onde deveria ser um ponto de paz e refúgio, a partir dos crescentes casos. Nos unimos a esta causa e vamos continuar trabalhando para combater estas ações criminosas de violência”, destaca João César Mattogrosso.

A Campanha Sinal Vermelho reforça o ciclo da violência, para estimular a denúncia. Conforme a orientação, a fase 1 é marcada pela TENSÃO, onde há conflitos, insultos, xingamentos e ameaças. Em seguida, a fase 2 é onde acontece a AGRESSÃO, etapa em que o agressor atinge a vítima com empurrões, socos, pontapés e até objetos. Já na fase 3 vem a RECONCILIAÇÃO, quando o agressor muda o comportamento, pede perdão, fica carinhoso e oferece presentes. Assim é formado o ciclo vicioso.

Os tipos de violência também é uma preocupação, pois vai além da questão física. A violência FÍSICA são as agressões físicas ou que atentem a saúde corporal da mulher. A PSICOLÓGICA refere-se às condutas que ferem a autoestima, manipulações, humilhações, ameaças e constrangimentos. SEXUAL é quando a mulher é obrigada/forçada a ter relações sexuais, incluindo agressões, além de exposição sem consentimento ou como meio de coação. Outra forma é a PATRIMONIAL, com a retenção, controle ou subtração de bens patrimoniais, objetos, recursos financeiros, documentos, instrumentos de trabalho e outros, e a MORAL em que há calúnia, difamação ou injúria.

SINAL VERMELHO – Para apoiar a iniciativa, basta acessar as redes sociais e participar da divulgação e compartilhamento de informações: instagram.com/campanhasinalvermelho e facebook.com/campanhasinalvermelho  

 

Jean Ocampos

Assessoria de Imprensa do Vereador