ícone whatsapp

Camila Jara toma posse como Procuradora Especial da Mulher

09.03.2021 · 12:00 · Vereadora Camila Jara

A vereadora Camila Jara (PT) tomou posse nesta segunda-feira (08/03) como Procuradora Especial da Mulher da Câmara Municipal de Campo Grande. A Procuradoria também é composta pelos vereadores João César Mattogrosso (1º Procurador Adjunto), Betinho (2º Procurador Adjunto), Papy (3º Procurador Adjunto) e William Maksoud (4º Procurador Adjunto).

Na sessão da última quinta-feira (04), os vereadores aprovaram o Projeto de Resolução da vereadora que define mudanças e reativa o funcionamento da Procuradoria. Uma das principais mudanças é que todo projeto de lei que possa impactar direta ou indiretamente a vida das mulheres terá que passar obrigatoriamente pela Procuradoria da Mulher, além disso, a alteração da resolução define que, na ausência de vereadoras, vereadores e mulheres funcionárias da Câmara também podem assumir cargos na Procuradoria. 

“É importante ter mais essa ferramenta funcionando para que não seja apenas o meu mandato pensando e defendendo políticas públicas para mulheres. É importante também porque, quando eu não estiver mais como vereadora, ou não tivermos nenhuma vereadora nesta Casa, a Procuradoria não corra o risco de ser desativada como já aconteceu ”, afirmou a Procuradora da Mulher, vereadora Camila Jara.

O Presidente da Câmara, vereador Carlos Augusto Borges, destacou o compromisso da Casa de Leis com os trabalhos da Procuradoria, que vai ter orçamento anual destinado pela Mesa Diretora e irá representar a Câmara em eventos nacionais e internacionais destinados para as políticas de valorização da mulher.

“A Câmara vai fazer existir a Procuradoria de verdade, com recursos para discutir políticas públicas para as mulheres. Temos que lutar contra esse comportamento machista da nossa sociedade e conscientizar que nenhum ato de violência contra a mulher é justificável. As injustiças e desigualdades às quais as mulheres são expostas também são formas de violência”, ponderou Carlão.

Uma das referências da política feminina de Mato Grosso do Sul, a senadora Simone Tebet participou do evento e transmitiu uma mensagem de encorajamento durante seu discurso. “Nossa luta é árdua, mas é justa, pelo fim da discriminação, da violência contra a mulher, pela igualdade de gênero e pelo empoderamento da mulher. Somos iguais aos homens e juntos poderemos construir uma cidade mais justa, mais humana e mais fraterna”, afirmou.

A Procuradoria também tem a função de receber denúncias e cobrar resoluções até mesmo na esfera criminal, garantindo também mais proteção às mulheres.

Diálogo para construir juntas

Após a solenidade de posse, a vereadora Camila Jara mediou uma Roda de Conversas que contou com a participação das ex-vereadoras, que também foram Procuradoras da Mulher da Casa de Lei, Dharleng Campos e Luiza Ribeira, Carla Stephanini, subsecretária de políticas para mulher (SEMU), Thaís Dominato, defensora pública à frente do Núcleo Especializado de Proteção e Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem), Keila de Oliveira, Psicóloga do Nudem, Giselle Marques, advogada jurista pela democracia, Fabiana Machado, advogada e militante na Marcha Mundial das Mulheres, Mikaella Lima, Coordenadora Municipal LGBT e ATMS, Cris Stefany, Coordenadora de Políticas para a Diversidade Sexual da Subsecretaria de Direitos Humanos, Aparecida Gonçalves, Coordenadora do Movimento Popular de Mulheres do Estado de Mato Grosso do Sul, Val Eloy, Liderança Indígena da Aldeia Urbana Inamati Kaxé, Ana José Alves, Co-fundadora do Coletivo de Mulheres Negras de Mato Grosso do Sul e Subsecretária de Políticas Públicas para Promoção da Igualdade Racial, Jaqueline Santos, Mestranda em Estudos Culturais e representante do Movimento TEZ, Aimê Barbosa, Co-fundadora do Coletivo Elas Podem, Rhaíssa Espíndola, representando a Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas para Mulheres, Luciana Azambuja, Rosana Santos de Oliveira, Coordenadora Municipal do Movimento Negro Unificado, e Cleuza Pedroza, Coordenadora da Feira Afro de Mato Grosso do Sul.

 

Bianca Bianchi

Assessoria de Imprensa da Vereadora