ícone whatsapp

Camila Jara encerra seu primeiro ano como mandato mais atuante da Casa

17.12.2021 · 12:00 · Vereadora Camila Jara

A vereadora Camila Jara (PT) encerra seu primeiro ano de mandato provando que gênero e idade não determinam a capacidade de ninguém: única mulher eleita e a mais nova entre os parlamentares, Camila Jara tem o mandato mais eficiente na apresentação de projetos. No total, foram 94 projetos de lei, sendo 41 emendas.

“O que nos motiva no desafio da política é transformar a forma de fazê-la. Nosso mandato é líder em apresentação de projetos porque ouvimos as pessoas, visitamos os bairros e conversamos com todos que querem e precisam que a mudança aconteça”, comenta Camila.

Ao longo do ano, a vereadora pautou temas relevantes para a redução de desigualdades, como o Programa de Dignidade Menstrual, que virou lei municipal e vai dar acesso a absorventes higiênicos para estudantes da Rede Municipal de Ensino, evitando que alunas percam aula e reduzindo a evasão escolar, e também a Renda Básica, que prevê o pagamento pela prefeitura de um valor fixo mensalmente às famílias que mais precisam para que supram suas necessidades mais básicas, como alimentação e moradia. Um recurso de R$ 3,6 milhões do orçamento do município garantido por meio de uma emenda à LOA para que esse programa de transferência de renda aconteça já no próximo ano.

A vereadora contribuiu ainda com 29 emendas à Reforma da Previdência Municipal, 11 emendas ao Programa de Incentivos para o Desenvolvimento Econômico e Social de Campo Grande (PRODES), 2 ao Programa Avançar, 64 ao Plano Plurianual (PPA) e outras 14 à Lei Orçamentária Anual (LOA), além de encabeçar o Projeto do Parque Tecnológico e Estação Digital de Campo Grande e conseguir recursos para requalificar e interligar 96 km de ciclovias, comprar viaturas para Casa da Mulher Brasileira, entre outros.

O Movimento Vacina Geral MS, liderado pela vereadora, foi fundamental para o estudo de vacinação em massa da população contra a Covid-19 em 13 municípios na região de fronteira, que fez MS ser o primeiro estado do país a atingir a imunidade coletiva.

Com parceiros importantes, como a Always Brasil, Cruz Vermelha MS, Coletivo Elas Podem, Central Única das Favelas (CUFA) e o próprio Partido dos Trabalhadores (PT), o mandato mobilizou a sociedade para campanhas de arrecadação de alimentos e itens de higiene – como absorventes – e também de roupas, eletrodomésticos e materiais para a reconstrução de moradias para famílias que perderam tudo nas tempestades que atingiram Campo Grande no mês de outubro.

Violência contra as mulheres, lgbtfobia, racismo, causas indígenas e a defesa dos serviços públicos também marcaram vários discursos e trabalhos da vereadora, que luta pela redução das desigualdades e contra a destruição que o atual Governo tem feito contra o Brasil e o povo brasileiro.

Ritmo acelerado

Para quem acompanha a política local, os resultados do mandato da vereadora Camila Jara não são uma surpresa, já que em seus primeiros 100 dias de mandato já havia cumprido quatro compromissos que haviam sido feitos durante a campanha.

O primeiro deles foi a abertura de um processo seletivo para contratação de equipe técnica de seu gabinete, em seguida, realizou o lançamento de um Edital de Emendas para selecionar de forma justa e transparente – e com voto popular – as instituições que receberiam recursos de emendas parlamentares. 

Outro grande marco foi a Eleição do Conselho do Mandato, um órgão consultivo formado por 28 voluntários que ajudaram a pautar, auxiliar e fiscalizar o mandato dentro de 15 áreas específicas, entre elas saúde, educação, cultura, direitos dos indígenas e negros, e muito mais. O plantio de 3470 mudas de árvores – uma para cada voto recebido – também teve início.

Referência e reconhecimento

Por sua atuação durante 2021, a vereadora Camila Jara (PT) foi a única vereadora do estado de Mato Grosso do Sul a receber o Troféu Ramez Tebet, na categoria Destaque Político 2021. Também foi uma das homenageadas da FCDL-MS (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Mato Grosso do Sul) com o prêmio “Mulheres de Sucesso”.

Mas a certeza de que o mandato tem feito a diferença vem da procura de outros mandatos de cidades do interior de MS e também de outros estados do país para terem acesso a alguns projetos da vereadora, como o da Procuradoria da Mulher, o de Dignidade Menstrual e o da Renda Básica. Pelo menos 25 cidades de 4 estados brasileiros se pautaram em projetos da vereadora campo-grandense para apresentar projetos semelhantes em seus municípios.

O que vem por aí

Em 2022, a vereadora Camila Jara afirma que dará continuidade à tarefa de percorrer Campo Grande, principalmente os bairros mais afastados e periféricos, ouvindo as pessoas e pensando coletivamente em soluções. 

“A nossa preocupação durante esse ano foi trabalhar muito para diminuir as desigualdades da nossa cidade, salvar vidas diante dessa pandemia, garantir comida e dignidade para quem ficou ainda mais vulnerável. E essa luta não é fácil. E também está longe de acabar. Então continuaremos fazendo o nosso trabalho de tornar nossa cidade mais humana, mais justa e menos desigual”, disse.

 

Bianca Bianchi

Assessoria de Imprensa da Vereadora