ícone whatsapp

Câmara reúne conselheiros e autoridades para discutir políticas de segurança pública

07.05.2021 · 12:00 · Reunião

Representantes de conselhos comunitários e autoridades ligadas a segurança pública se reuniram, na manhã desta sexta-feira (07), para discutir políticas para a área. O encontro foi realizado no Plenário Edroim Reverdito, na Câmara Municipal de Campo Grande, e teve entre os principais assuntos o Plano Municipal de Segurança Pública, aprovado em 2017 na Casa de Leis. A reunião foi convocada pela Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social e pelo Conselho Municipal de Segurança Púbica. 

“Essas informações nos permitem construir políticas públicas que vão ao anseio da população. É um trabalho relevante, difícil, e muitas vezes os conselheiros não são reconhecidos pelo empenho. Eles se importam e trabalham muito. Esse trabalho tem frutos. No gabinete, não conseguiria ter informações suficientes para colaborar com projetos de política pública que represente a necessidade do município”, disse a presidente da Comissão de Segurança Pública da OAB/MS e membro do Conselho Municipal de Segurança Púbica, Claudia Elaine Novaes Assumpção Paniago.

Criado pela Lei Municipal Lei n. 6.079, de 28 de agosto de 2018, o Conselho do município de Campo Grande tem caráter consultivo e opinativo, com a finalidade de reunir os inúmeros segmentos da sociedade para, na área de segurança pública, assessorar o Poder Público e cooperar com a elaboração de políticas de prevenção a violência e a criminalidade.

Segundo o secretário Municipal de Segurança e Defesa Social, Valério Azambuja, apesar dos problemas, Campo Grande ainda é uma das capitais mais seguras do país. Além disso, destacou a necessidade da união de esforços para pacificar ainda mais a cidade. 

“Temos que ter investimento. Preciso de apoio dessa Casa para recursos para a Guarda. Não adianta ter 1.500 homens na rua a pé ou sem armamento, colete, viatura e combustível. Temos que deixar claro qual o papel da Guarda e onde ela pode auxiliar na segurança efetiva. Temos que trabalhar com essa integração, com todos aqueles que puderem auxiliar na construção de uma cidade pacificada. A Secretaria está de portas abertas para trabalharmos, levarmos para os conselhos. Temos problemas de segurança? Temos. Mas garanto que Campo Grande é uma das capitais mais seguras. Temos que trabalhar com esse olhar, essa visão de futuro e trabalhar juntos para tudo dar certo”, afirmou.

Para o vereador Coronel Alírio Villasanti, a segurança pública envolve uma série de políticas públicas para combater a violência e a criminalidade.

“Segurança pública não é só polícia. É o que chamo a ocupação democrática de espaços. A feira, a festa junina, um domingo de lazer, uma iluminação pública de qualidade, atividades esportivas em praças. Temos que investir maciçamente na recuperação das praças dos bairros. Isso também é segurança pública. Se você ocupa aquele espaço, ali tem uma atividade, dificilmente a criminalidade vai para aquela região. São várias ações que não necessariamente requerem uma ação policial”, defendeu.

Em sua fala, o vereador Silvio Pitu destacou o trabalho realizado pela Guarda Municipal. “A presença do Guarda na rua é sinônimo de segurança. Hoje, ainda mais na pandemia, nos sentimos seguros com a Guarda Municipal. Participam de blitz, fazem rondas, combatem o crime. Nós, como agentes públicos, temos que dar esse suporte para que, cada dia mais, tenhamos uma Guarda efetiva e combatente, com estrutura, para fazer a nossa segurança”, cobrou.

Presidente da Comissão Permanente de Segurança Pública da Câmara Municipal, o vereador Tiago Vargas também não poupou elogios a Guarda e cobrou mais estrutura para os trabalhadores. 

“Todos nós, antes de sermos vereadores, somos cidadãos. Qual cidadão não quer o bem do seu município? Sou um grande defensor da Guarda. Esses caras fazem de tudo. Vocês são guerreiros. Não quero ver um Guarda capacitado cuidando prédio. Prefiro ver ele na rua. Se precisar, ele dá a vida pela população”, finalizou.

Jeozadaque Garcia
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal