ícone whatsapp

Câmara recebe autoridades para discutir sobre igualdade de gênero e violência contra mulher

20.08.2021 · 12:00 · Audiência Pública

Audiência Pública sobre a violência contra mulher foi o tema abordado na tarde desta sexta-feira (20). Iniciativa da vereadora Camila Jara, o encontro contou com presença de autoridades no plenário Oliva Enciso que vivem o dia a dia da rede de amparo à mulher em Campo Grande.

De acordo com a vereadora, “a ideia é fazer um levantamento do que vem sendo feito no município, quais os mecanismos à disposição das mulheres e a rede que existe de auxílio para, a partir daí, aprimorar as políticas públicas”.

Camila Jara ressalta a importância de fortalecer a ação de toda a sociedade em torno do tema. Ela relembra de casos recorrentes de mulheres que sofreram agressões e chegaram a ser assassinadas por ex-companheiros já sob medida protetiva.

A audiência é mais uma iniciativa do Agosto Lilás, campanha criada em referência à sanção da Lei Maria da Penha (Lei Federal nº 11.340/2006), assinada no dia 7 de agosto e que está completando 15 anos em 2021.

Com o tema “A vida começa quando a violência acaba”, as convidadas apresentaram dados que mostram o quanto o país sofre com a questão. Segundo Rhaíssa Siviero, representante da Subsecretaria de Políticas para a Mulher de Campo Grande, revelou que são mais de 50 mil mortes violentas no Brasil em 2020, o que faz do país um lugar extremamente violento.

E a mulher não estaria isolada dessa conta. Dados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) mostram que de 1º de janeiro até 31 de julho deste ano, por dia, pelo menos, 43 pessoas foram vítimas de ameaça, lesão corporal dolosa, feminicídio ou tentativa de feminicídio.

As participantes também relatam que o trabalho educacional desempenhado para reverter a situação sofre resistência nos bairros, escolas e lugares aonde é levado. Silvia Tavares Farina, Coordenadora de Projetos Sociais Instituto de Apoio Proteção Pesquisa Educação e Cultural e Fundadora da Escola de Mãe Luz (IAPPEC), diz que “poderíamos ficar horas falando de lugares que fomos conversar com as pessoas e fomos impedidas de apresentar meios de ajudar”.

A audiência também contou com a participação dos vereadores Professor André Luis e Edu Miranda.

Rodrigo Almeida 

Assessoria de imprensa da Câmara Municipal