ícone whatsapp

Câmara recebe ação para incentivar doação de órgãos

25.11.2014 · 12:00 · Eventos

Nesta terça-feira (25 de novembro) a Câmara Municipal de Campo Grande está mobilizada em prol da doação de órgãos. Durante todo o dia, a Casa de Leis receberá ações da Central Estadual de Transplantes de Mato Grosso do Sul, visando incentivar a doação de órgãos.

 

A Campanha “Doe Órgãos – Fale com sua família”, promovida pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, tem como objetivo divulgar a importância da doação de órgãos, por meio de um trabalho de conscientização da importância de se conversar sobre o assunto em vida, deixando a família ciente sobre a escolha de doar os órgãos. 

 

De acordo com a coordenadora da Central Estadual de Transplantes de Mato Grosso do Sul (CET-MS), Claire Miozzo, “já fizemos esta campanha na Justiça Itinerante, nos Centros de Saúde, nas delegacias e agora tivemos abertura para fazer essa divulgação também na Câmara Municipal. Vamos distribuir panfletos, camisetas e banners pela Casa para promover essa conscientização”, afirmou.

 

Claire destacou ainda que “o ideal é que de cada 10 pessoas, sete sejam doadores e três não. Nosso índice de não doadores é um pouco maior, por conta da falta de conscientização. As famílias são solidárias, mas falta conhecimento sobre o assunto. O brasileiro em si é solidário. Estamos no caminho certo, só precisamos conversar mais sobre isso”, disse.

 

Leis

 

Os vereadores são defensores da doação de órgãos e possuem leis sobre o assunto que já vigoram em Campo Grande. Como a Lei n° 4.889/10, de autoria do vereador Mario Cesar, que institui, no município de Campo Grande, a “Semana de Esclarecimentos e Incentivo à Doação de Órgãos e Tecidos na Rede Pública de Ensino” e a "Semana de Incentivo à Doação de Órgãos para Transplantes", e dá outras providências.

 

Além da Lei n° 5.297/14, também de autoria do vereador Mario Cesar, que dispõe sobre benefícios para doadores de medula óssea e dá outras providências.

 

Na sessão desta terça-feira (25) será votado em Plenário mais uma proposta sobre esse assunto. Em primeira discussão e votação, os parlamentares votam o Projeto de Lei n° 7.699/14, de autoria do vereador Vanderlei Cabeludo, que autoriza a construção do Centro Municipal de Transplante de Medula Óssea no âmbito do município de Campo Grande e dá outras providências.

 

Paulline Carrilho
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal