ícone whatsapp

Câmara realiza audiência pública para discutir prevenção e tratamento ao câncer de mama

29.09.2021 · 12:00 · Audiência Pública

A Câmara Municipal de Campo Grande promove na segunda-feira (04), a partir das 9h, audiência pública para discutir sobre rastreamento, diagnóstico e tratamento do câncer de mama. O debate acontece no Plenário Oliva Enciso com transmissão ao vivo pelo Facebook e Youtube da Casa de Leis.

A audiência foi convocada pela Comissão Permanente de Saúde da Câmara, composta pelos vereadores Dr. Sandro (presidente), Dr. Victor Rocha (vice), Dr. Jamal, Dr. Loester e Tabosa, e acontece em referência ao “Outubro Rosa”, mês de prevenção e conscientização da doença.

O Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero.

No Brasil, as campanhas de conscientização sobre o câncer de mama acontecem desde 2002, mas foram instituídas por lei federal em 2018. E, a partir de 2011, ocorrem campanhas sobre o câncer de colo do útero em diversos estados.

De acordo com o vereador Dr. Victor Rocha, que é médico mastologista, o tratamento precoce é a melhor arma contra o câncer de mama. “Quando a gente faz o diagnóstico do câncer de mama em tumores menores que 2 cm, a chance de cura é de 90% a 95% com o tratamento adequado. Se demorar [para diagnosticar], o tumor vai aumentando e vai reduzindo a taxa de sobrevida. A Campanha do Outubro Rosa aqui na Câmara foi planejada para acertarmos as mulheres da importância de manter seus exames em dia, pois a prevenção é a melhor aliada no combate ao câncer de mama”, ressaltou.

Jeozadaque Garcia
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal