ícone whatsapp

Câmara Municipal participa de reunião do Conselho Regional do Bandeira

10.04.2013 · 12:00 · Câmara Participativa

Os vereadores Mario Cesar (PMDB), Chiquinho Telles (PSD) e Ayrton Araujo do PT participaram na noite desta terça-feira (9) da reunião do Conselho Regional da Região Urbana do Bandeira, presidida pelo conselheiro José Humberto. O encontro contou ainda com a presença do secretário adjunto da Seintrha (Secretaria de Infraestrutura, Transporte e Habitação), Sergio Leal, e do diretor-presidente do Planurb (Instituto Municipal de Planejamento Urbano), Valter Cortez.

"Certa vez, o finado senador Ramez Tebet disse: 'se o prefeito ouvir e fazer o que os vereadores solicitam ele fará um excelente mandato'. Eu estendo essa fala ainda mais: se nós vereadores ouvirmos os conselheiros regionais e os líderes de bairro nós é que faremos um ótimo mandato", destacou Mario Cesar, presidente da Câmara Municipal. O raciocínio também foi seguido por Chiquinho Telles. "A vida da cidade passa pelos conselhos. Os conselheiros têm como resolver problemas, e é disso que o município precisa", disse o parlamentar, que inclusive já participou do conselho como presidente do bairro Moreninhas.

Ayrton Araujo tem uma experiência parecida com a de Chiquinho, chegando a presidir por duas oportunidades o Conselho do Bandeira. "Naquela época poucos vereadores participavam. É muito bom ver os parlamentares aqui. Fico feliz de ver várias pessoas do meu tempo que ainda continuam batalhando por uma cidade melhor", afirmou o vereador.

O que são os conselhos? – Os Conselhos Regionais são compostos por conselheiros titulares e respectivos suplentes, representantes de entidades legalmente constituídas com sede e atuação no âmbito do município de Campo Grande, as quais são inscritas no cadastro permanente do Sistema Municipal de Planejamento. As entidades participantes dos conselhos regionais classificam-se em entidades locais: compostas por entidades comunitárias, de educação e de saúde com atividade no bairro, e entidades regionais: compostas por entidades voltadas ao setor econômico, ambiental, cultural, de assistência social e afins, com atividade na Região Urbana.

Destaca-se que a administração municipal não tem assento nesses conselhos, mas que providencia toda a infra-estrutura técnica e administrativa para seu funcionamento, por intermédio da Coordenadoria de Apoio aos Órgãos Colegiados – CAOC e do Instituto Municipal de Planejamento Urbano – Planurb, órgãos vinculados à Secretaria de Governo.

Cabe aos Conselhos Regionais, no âmbito da respectiva Região Urbana, entre outras atribuições: acompanhar a aplicação das diretrizes do Plano Diretor e legislações pertinentes, sugerindo modificações e prioridades, inclusive no que se refere às obras e serviços; acompanhar a discussão do Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Orçamentárias e o Orçamento Anual; e, acompanhar a elaboração dos Planos Locais.

Vitor Yoshihara
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal