ícone whatsapp

Câmara Municipal é parceira do Rotary Club em divulgar campanha de vacinação

09.09.2019 · 12:00 · Outras Notícias

A Câmara Municipal de Campo Grande é parceria na campanha, promovida pelo Rotary Club da Capital, para reforçar a importância do calendário de vacinação atualizado. Em outubro, o Ministério da Saúde promove em todo País a campanha de multivacinação para que as pessoas possam colocar as carteiras de imunização em dia. O alerta ocorre em momento preocupante, em que o Brasil voltou, por exemplo, a registrar casos de sarampo. 

A campanha intitulada “Mato Grosso do Sul e Rotary Club – conectados pela saúde infantil” tem objetivo de mobilizar diferentes instituições para reforçar a divulgação das vacinas. Na manhã desta segunda-feira (9), o vereador Prof. João Rocha, presidente da Casa de Leis, recebeu o presidente do Rotary Club Campo Grande, Lucimar Lacerda de Melo, e a coordenadora da comissão de Projetos do Rotary, Ana Luzia de Almeida Batista Martins Abrão.   

“A Câmara será parceira neste trabalho importante de orientar a população sobre as vacinas. O melhor caminho na saúde é sempre o da prevenção e, constantemente, os vereadores reforçam esse alerta, seja tratando sobre saúde na Tribuna, com projetos de lei para reforçar essas divulgações ou em Audiências Públicas. Saúde e prevenção são temas de permanente discussão nesta Casa de Leis”, afirmou o vereador Prof. João Rocha. 

A ideia é contar com apoio de várias instituições para ampliar a divulgação sobre a vacina, inclusive em outros estados, como esclarece o presidente do Rotary Club, Lucimar Lacerda. “Temos esse foco de conectar vários parceiros até porque o Rotary tem essa atuação ampla, formando uma rede de divulgação”, afirmou. Em agosto, foi feita reunião com secretários de saúde para articular o trabalho da campanha e esse apoio à divulgação. 

Multivacinação – O Ministério da Saúde planeja para outubro a Campanha Nacional de Multivacinação, para atualização da caderneta de vacinação das crianças e adolescentes, com mobilização em todos os estados. O Dia Nacional de Mobilização, o Dia D, deve ocorrer em 19 de outubro. O calendário nacional de vacinação pode ser conferido no site do Ministério da Saúde: CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO . 

Atualmente, há amplo alerta para vacinação contra o sarampo, pois o Brasil perdeu a certificação de País livre da doença depois de voltar a registrar casos desde o ano passado. Conforme o Ministério da Saúde, foram confirmados 2.753 casos de sarampo, de 9 de junho a 31 de agosto. 

Rotary – O Rotary é formado por rede de voluntários que atua no mundo todo. No total, existem 35 mil Rotarys Clubes, atuando nas causas de promover a paz, combater doenças, fornecer água limpa e saneamento, cuidar da saúde de mães e filhos, apoiar a educação; favorecer o desenvolvimento econômico. O grupo tem atuação histórica na campanha de erradicação da poliomielite, conhecida como paralisia infantil. “Mesmo não tendo mais casos no Brasil, é preciso manter a vacinação e dentro das nossas causas, o Rotary trabalha para reforçar esse alerta sobre a vacina”, disse Ana Luzia. O Rotary de Campo Grande completa 80 anos em 2019.  

 

Milena Crestani 

Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal