ícone whatsapp

Câmara Municipal debate participação da mulher na política

16.06.2014 · 12:00 · Eventos

A Câmara Municipal de Campo Grande, através da Procuradoria da Mulher, promoveu, na noite desta segunda-feira (16), o seminário “A voz e a ação das mulheres na política”. O evento reuniu representantes de diversas categorias e foi ministrado pela socióloga Guacira Cesar de Oliveira, uma das fundadoras do CFEMEA (Centro Feminista de Estudos e Assessoria) e, também, integrante da AMB (Coordenação Nacional da Articulação de Mulheres Brasileiras).
 
“Temos a pior participação política de mulheres na nossa região. Como se explica isso, se temos uma lei de cotas? Nós não queremos ser candidatas? Qual é a condição que se oferece para quem está chegando na política? Uma das primeiras questões é ter condições paritárias para participar da política. Participação no sindicato, no movimento social, no nosso partido, no Conselho. Mulheres precisam de tempo para ter participação política. As mulheres não participam da política porque estão impedidas”, afirmou a socióloga.
 
“A correção da nossa sociedade, para garantir avanços de igualdade e justiça, na qualidade da democracia, passa pela reforma política. Poucos partidos têm participação forte da mulher, embora muitos partidos tenham o segmento mulher. Infelizmente, não é uma realidade recorrente”, apontou a vereadora Carla Stephanini, Procuradora da Mulher da Câmara.
 
Conforme apresentado no seminário, as mulheres têm demonstrado protagonismo nas áreas em que atuam. No entanto, ainda faltam representantes do sexo feminino em cargos eletivos. Representam a maioria da população, eleitorado e usuários dos serviços públicos, mas ocupam menos de 15% dos cargos com poder de decisão no Brasil. 
 
Segundo Guacira, uma reforma no sistema político se faz necessária. “Queremos que a reforma do sistema político implique em democracia direta. Que nós possamos decidir diretamente sobre questões importantes no nosso País. Queremos decidir sobre leis que são importantes para nós, e não temos o direito de decidir sobre isso. Nosso sistema político não quer que a cidadania decida”, sustentou.
 
“É importante ressaltar que o trabalho da política pública para mulher nesse eixo depende de cada uma de nós que estamos aqui. Devemos nos encorajar, como Carla Stephanini se encorajou, e buscar ascensão. Vocês estão de parabéns e sucesso”, discursou Tai Loschi, subsecretária da Mulher e da Promoção da Cidadania do Governo do Estado.
 
Jeozadaque Garcia
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal