ícone whatsapp

Câmara Municipal aprova prorrogação dos contratos do Proinc para frear desemprego na Capital

01.07.2021 · 12:00 · Vereador Beto Avelar

A Câmara Municipal de Campo Grande aprovou nesta quinta-feira (01/07) o Projeto de Lei que prorroga a validade do convênio dos beneficiários do Proinc – Programa de Inclusão Profissional. Na prática, a medida impede o desligamento desses funcionários temporários que prestam serviços essenciais para o Poder Público e que estão em situação de vulnerabilidade social. 

“O Proinc beneficia pessoas de baixa renda com um contrato de trabalho por um período de dois anos. Infelizmente, com a pandemia, os contratos são interrompidos e essas pessoas ficam sem renda pois não encontram outro emprego no mercado de trabalho. É vital para essas famílias a prorrogação do contrato enquanto durar a pandemia até que as empresas, os serviços e as indústrias retomem o crescimento econômico e voltem a gerar empregos”, afirma o vereador Beto Avelar, líder do prefeito Marquinhos Trad na Câmara Municipal. 

Beto Avelar foi coordenador do Proinc entre 2018 e 2020 e explica que desde o início do ano recebe diariamente dezenas de mensagens de pessoas que trabalhavam pelo Proinc e de uma hora para outra perderam a sua principal renda. “O encerramento do contrato no período de pandemia fez as pessoas ficarem desesperadas e sem outra oportunidade na sociedade. Muitos deles, tem idade acima dos 50 anos ou alguma deficiência física e dificilmente são aceitos no mercado de trabalho. A aprovação dessa Lei beneficia milhares de famílias em situação muito difícil para sobreviver”, afirma Beto Avelar autor do pedido de votação com urgência. 

O projeto foi encaminhado pelo Executivo após reunião com o vereador Beto Avelar. “O prefeito Marquinhos Trad é sensível à causa dos Proinc. É o gestor que mais deu atenção aos beneficiários do Proinc e não seria diferente agora, neste período de pandemia. É uma excelente iniciativa que tem valor inestimável para milhares de trabalhadores”, conclui Beto Avelar. 

Marcelo Pereira

Assessoria de Imprensa do Vereador