ícone whatsapp

Câmara Municipal apoia campanha Maio Amarelo

30.04.2015 · 12:00 · Eventos

No dia 4 de maio, a partir das 8h30, na Afonso Pena com 25 de dezembro, ocorre o lançamento da campanha Maio Amarelo 2015, que é o reforço aos trabalhos e ações para educação no trânsito. A Câmara Municipal está apoiando o evento com mobilização do gabinete do vereador Eduardo Romero (PT do B).

 

O alto índice de acidentes com mortos e feridos no trânsito é o foco da ação que ocorre mundialmente. Além das ações já existentes por mobilidade urbana mais segura, o objetivo do Maio Amarelo é reforçar o trabalho de educação no trânsito envolvendo pedestres, ciclistas, motociclistas e demais condutores.

 

A Câmara Municipal está apoiando o evento, com coordenação do gabinete do vereador Eduardo Romero. O parlamentar e equipe de gabinete participam da campanha que em seu primeiro dia promove abordagem educativa no cruzamento da Avenida Afonso Pena com 25 de Dezembro. Além disso, o Maio Amarelo prevê a distribuição de folder, fitinhas amarelas que simbolizam a campanha, blitze repressiva e abordagem em escolas.

 

A campanha Maio Amarelo é desenvolvida pelo Gabinete de Gestão Integrado de Trânsito (GGIT).

 

Maio Amarelo

 

O Movimento Maio Amarelo nasce com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

 

O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

 

O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

 

Acompanhando o sucesso de outros movimentos, como o “Outubro Rosa” e o “Novembro Azul”, os quais, respectivamente, tratam dos temas câncer de mama e próstata, o “Maio Amarelo” estimula você a promover atividades voltadas à conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e à avaliação de riscos sobre o comportamento de cada cidadão, dentro de seus deslocamentos diários no trânsito.

 

A marca que simboliza o movimento, o laço na cor amarela, segue a mesma proposta de conscientização já idealizada e bem-sucedida, adotada pelos movimentos de conscientização no combate ao câncer de mama, ao de próstata e, até mesmo, às campanhas de conscientização contra o vírus HIV – a mais consolidada nacional e internacionalmente.

 

Portanto, a escolha proposital do laço amarelo tem como intenção primeira colocar a necessidade da sociedade tratar os acidentes de trânsito como uma verdadeira epidemia e, consequentemente, acionar cada cidadão a adotar comportamento mais seguro e responsável, tendo como premissa a preservação da sua própria vida e a dos demais cidadãos. (com informações do site http://maioamarelo.com.

 

Mais ações

 

O gabinete do vereador Eduardo Romero (PT do B) faz uma série de eventos no final do mês de abril e todo o mês de maio para discutir mobilidade urbana com foco nas ciclovias da cidade e o uso de bicicleta. A programação reúne desde visita técnica para levantar os pontos que precisam melhorar em ciclovia, pedalada até palestra e orientações aos ciclistas sobre o pedal seguro e manutenção de sua bicicleta.

 

A programação começa no dia 30 de abril, última quinta-feira do mês de abril, quando ocorre edição do Sarau dos Amigos, na Rua Elvira Matos de Oliveira, 927, bairro Universitário, a partir das 19h. A edição será temática com alusão à bicicleta.

 

Em 4 de maio, segunda-feira, a partir das 15h será realizada uma visita técnica na Avenida Afonso Pena, com ponto de concentração em frente à Morada dos Baís, até o Pontilhão sobre a Avenida Ceará. O trajeto é praticamente o mesmo realizado em 2013 pelo vereador Eduardo Romero e grupos de ciclistas amadores e profissionais, que apontou as demandas urgentes que a ciclovia precisava passar. Na época, um relatório foi entregue para a Seintrha e algumas melhorias foram feitas. Agora uma nova visita será realizada para verificar o que ainda precisa ser feito, refeito e novas necessidades.

 

As 16h do dia 5 de maio, na Câmara Municipal, ocorre reunião pública com representantes do Planurb, Agetran, Seintrha, Bptran, Semadur, coordenadores de grupos de pedal. O objetivo é apresentar os pontos críticos que precisam ser revistos, ampliação a malha cicloviária na cidade, inclusive sobre a ciclovia ou ciclofaixa na região da Avenida Guaicurus.

 

Projeto Pedal nos bairros

 

O gabinete Eduardo Romero, além de discutir com grupos de pedais, secretarias e fundações municipais sobre ciclovias, ciclofaixas e mobilidade urbana, também vai colocar em prática o Projeto Pedal nos Bairros. A programação começa no dia 6 de maio com palestra do vereador sobre mobilidade urbana na Escola José Barbosa Rodrigues, no bairro Universitário. Na sequência, uma palestra sobre mecânica e segurança no trânsito será ministrada por Elijane Coelho, representando o DETRAN/MS. Elijane faz parte do Grupo de Pedal Sopa de Pedra e é uma das coordenadores do Bike Anjo – que ensina gratuitamente crianças e adultos a andarem de bicicleta.

 

O ciclo de palestras do vereador prossegue no dia 7 em uma empresa privada que tem grande número de funcionários que vão para o trabalho de bicicleta. A mobilidade Urbana também será discutida no mesmo dia na Escola Iracema Mendonça, no bairro Universitário. Elijane Coelho, do DETRAN, também faz palestra.

 

Oito de maio é ‘Dia de Bike ao Trabalho’, evento nacionalmente comemorado com o objetivo de incentivar o uso de bicicleta e quando começam as comemorações da Semana do Ciclista. A partir das 17h (retorno do trabalho) uma tenda com orientações estará montada na Avenida Gury Marques, nas proximidades do Terminal Guaicurus. Haverá suporte para manutenção de bicicletas que será oferecido gratuitamente, inclusive com substituição de algumas peças.

 

No sábado, dia 9, a partir das 16h, com concentração no bairro Universitário. Uma pedalada vai colocar em prática as ‘aulas’ que foram ministradas aos alunos das escolas José Barbosa Rodrigues e Iracema Mendonça. O evento é aberto a toda comunidade campo-grandense.

 

Todo segundo domingo do mês, que em maio será no dia das mães, o Bike Anjo, ensina gratuitamente adulto e crianças a andarem de bicicleta, das 8h às 11h, na área de shows do Parque das Nações Indígenas. O gabinete do vereador vai dar suporte à ação com distribuição de material educativo.

 

Em 17 de maio ocorre Pedal Cultural, com concentração em frente ao prédio da Fundação Estadual de Cultura, na Avenida Fernando Correa da Costa, 559. A saída é às 17h com passeio por vários pontos culturais da cidade e retorno à sede da Fundação às 19h, quando iniciam programações culturais com teatro, shows, oficinas. Informações sobre esta programação 3321-5751 ou 3316-9178.

Assessoria de Imprensa