ícone whatsapp

Câmara lança projeto de lei em simpósio de políticas públicas sobre drogas

30.06.2021 · 12:00 · Comissões

Ciclo de palestras aconteceu na tarde desta quarta-feira (30), no plenário Oliva Enciso, e recebeu diversas autoridades para a discutir políticas públicas de combate ao abuso de drogas e tratamento de pessoas em situação de rua. 

No início do simpósio, a iniciativa do vereador Júnior Coringa e com participação do vereador Dr. Sandro Benites, foi assinado o projeto de lei do Programa de Ação Integrada e Continuada de Atenção às Pessoas em Situação de Rua (Paic). 

O documento visa dar providências e criar uma discussão em torno do tratamento e cuidado a pessoas em situação vulnerável em Campo Grande. 

De acordo com o vereador Coringa, o Paic é uma inciativa de unir diversos agentes que ajudam pessoas em recuperação do vício de drogas e coloca-os juntos para discutir e pensar formas de aprimorar o trabalho. 

“Queremos que o Paic seja um projeto de estado. Por isso eu chamo a população para nos ajudar a construir o novo Paic. O atual tem 300 vagas sociais para pessoas em dependência química ou em situação de rua. Quem precisar é só procurar com a SDHU subsecretaria de Defesa dos Direitos Humanos”, elucida. 

O vereador ressaltou que Campo Grande caminha para ser referência em ações do tipo, passando cidades com infraestrutura maior, como Rio de Janeiro, por exemplo. 

Uma das palestrantes, Pastora Scheila, afirma que o Paic viabiliza estrutura fundamental e assistência financeira para comunidades terapêuticas poderem fornecer tratamento ainda mais humanizado aos pacientes. 

Segundo o vereador Coringa, o projeto vai ficar por muito tempo e preparam os alicerces para uma ampliação no futuro. Ele disse eu há uma ambição da comissão que ele preside sobre o tema em duplicar a quantidade de vagas. “Queremos 600 vagas, transformar a coordenadoria que trata de dependentes quimos em Superintendência e quem sabe até uma secretária mais adiante no futuro”, sonha com vontade de progredir a discussão. 

Agora a minuta será enviada para os gabinetes dos demais 28 vereadores da Casa de Leis para apreciação e sugestões. O vereador planeja reuniões antes de que a PL seja colocada para votação.

Rodrigo Almeida 

Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal