ícone whatsapp

Câmara lança cartilha de segurança no trânsito em meio ao Maio Amarelo

21.05.2021 · 12:00 · Comissões

De olho em um grande problema que Campo Grande enfrenta, o da violência no trânsito, a Comissão Permanente de Transporte e Trânsito, presidida pelo vereador Cel. Alírio Villassanti, aprovou junto à Presidência da Câmara Municipal uma cartilha com dicas de conscientização.

CLIQUE AQUI para fazer download da cartilha

O material informativo entra em vigência nesta sexta-feira (21) e é uma das medidas que a Casa de Leis adotou no Maio Amarelo, mês voltado para atenção acerca de acidentes no trânsito.

Composta pelos vereadores, Silvio Pitu, Prof. João Rocha, Ayrton Araújo e Edu Miranda, o grupo avança em temas importantes para a redução de vítimas nas ruas da Capital. De acordo com o vereador Coronel Alírio Villasanti, os trabalhos renderam “assuntos importantes para o cidadão e os vereadores se inseriram neste contexto”.  

Como forma de trazer mais consciência, o vereador explica que “uma das principais ferramentas encontradas para transmitir a mensagem de cuidado e respeito foi a cartilha com dicas prevenção, orientação e conscientização”.

As medidas elencadas no informativo são básicas e de conhecimento comum de todo motorista habilitado, como uso de cadeirinha de segurança para crianças até 10 anos ou até 1,45 metro de altura, respeito ao pedestre, agente mais frágil do trânsito, e que deve ser resguardo por todos, respeito à demarcação de vagas preferenciais, não dirigir sob influência de álcool ou entorpecentes, estar atento a todo momento e evitar dirigir cansado ou como sono.

Usar cinto de segurança e equipamentos como capacete, luvas, jaquetas e sapatos adequados no caso dos motociclistas além de trafegar em velocidades seguras, permitidas nas vias e ser tolerante também estão entre as medidas que podem diminuir a grande quantidade de acidentes.

Maio amarelo

Na quarta-feira, a Casa de Leis passou a se “vestir” de amarelo em alusão à campanha internacional Maio Amarelo, realizada todos os anos para chamar atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos em acidentes de trânsito. A solicitação para adesão ao movimento foi feita pelo vereador Coronel Alírio Villasante.

Neste ano, o movimento nacional Maio Amarelo tem como foco Respeito e Responsabilidade: pratique no trânsito. Desde de 2011 o mês de maio se tornou referência mundial para balanço das ações. O amarelo foi escolhido por simbolizar atenção no trânsito.

Rodrigo Almeida

Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal