ícone whatsapp

Câmara, Funesp e Agepen firmam parceria para construção de parques com pneus

21.05.2019 · 12:00 · Convênio

Termo de cooperação mútua foi assinado, na sessão ordinária desta terça-feira (21), para colocar em prática o Programa Arte com Pneus, que prevê a utilização de mão de obra dos presos na construção de parques em Campo Grande com pneus inservíveis. A parceria foi firmada entre a Câmara Municipal de Campo Grande, Fundação Municipal de Esportes (Funesp) e Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciária (Agepen), tendo como ponto de partida a lei 6.035/18, dos vereadores Otavio Trad, André Salineiro, Eduardo Romero, Delegado Wellington e Gilmar da Cruz. 

O termo foi assinado pelo chefe de gabinete da Agepen, Pedro Carrilho Arantes, diretor-presidente da Funesp, Rodrigo Terra, e vereador Prof. João Rocha, presidente da Casa de Leis. Com base na legislação dos vereadores, a Agepen irá fornecer a mão de obra dos detentos e a Funesp irá coordenador as ações para construção dos parques em praças da Capital.  

O Programa Arte com Pneus tem o objetivo de destinar parte dos pneus inservíveis armazenados nos ecopontos do Município para construção de brinquedos, floreiras e canteiros em parques e praças pertencentes a qualquer órgão público municipal, incentivando o trabalho de ressocialização de detentos, bem como a conscientização e preservação ambiental. 

O vereador Otavio Trad falou em nome de todos os vereadores para agradecer a parceria, a receptividade na Agepen e a sugestão para o Projeto de Lei, que partiu de servidores da Secretaria Municipal de Educação. “Com esse termo, concretizamos a importância em não só aprovar o projeto, não apenas transformar em papel, mas transformar as ideias para contribuir de maneira efetiva com a cidade de Campo Grande”, disse. 

Ele mencionou os ganhos que serão obtidos em vários setores com esse Projeto. “Ganha o meio ambiente, pois o projeto tira das ruas o pneu, material que poderia estar prejudicando, ganha a comunidade carcerária através desse trabalho e da redução das penas, ganham as crianças que terão em alguns locais possibilidade de divertirem-se, ganha a Câmara por estar fazendo trabalho pela cidade e ganha a cidade como um todo com praças mais coloridas”, afirmou Trad.

O diretor-presidente da Funesp agradeceu a parceria dos 29 vereadores com a votação de vários projetos que contribuem para o esporte e lazer da cidade. Terra listou alguns desses projetos, a exemplo da criação do Sistema Campo-grandense de Esporte e Lazer, a criação do Parcão para receber pets em parques da cidade, implantação do programa para firmar parcerias na iniciativa privada com projetos esportivos e culturais. “Inúmeras vezes, a gente tem conseguido construir parcerias com apoio dos vereadores”, disse Rodrigo Terra. 

No dia 29 deste mês, está previsto evento para o prefeito Marquinhos Trad sancionar e já regulamentar a lei. Outra proposta, mencionada por Terra, foi a aprovação de projeto do Executivo para autorizar a prefeitura a obter financiamento de R$ 30 milhões para várias obras na cidade. “Deste recurso, quase R$ 7 milhões são destinados ao esporte. Será uma revolução da infraestrutura esportiva da cidade, com o maior pacote de reforma dos parques de Campo Grande”, afirmou. Ele informou que são pelo menos 10 parques, dentre eles Jacques da Luz, nas Moreninhas, Ayrton Senna, no Aero Rancho, Parque do Sóter, Elias Gadia, e Horto Florestal.

 

Milena Crestani 

Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal