ícone whatsapp

Câmara e Sinpetro unem forças para inserir frentistas na lista de prioridade da imunização

18.05.2021 · 12:00 · Reunião

Na tarde desta terça-feira (18), a Câmara Municipal de Campo Grande realizou uma live para tratar da inserção de trabalhadores de postos combustíveis na lista de vacinação de profissionais com prioridade.

Com o comando dos vereadores Silvio Pitu e Willian Maksoud, a live teve a participação do Senador sul-mato-grossense Nelsinho Trad que se comprometeu com a tramitação do projeto na casa.

Para o vereador Silvio Pitu, a conversa demonstrou a importância que a classe de trabalhadores tem, e a presença do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo e Lubrificantes (Sinpetro) “trouxe dados e estatísticas para comprovar isso”.

 De acordo com o Diretor-Executivo do sindicato, Edson Lazaroto, a segunda onda afetou muito os trabalhos dos frentistas de postos de combustíveis no estado. “Na primeira o impacto não foi tão grande, na segunda a sofremos com muitos funcionários que passaram por dificuldades”.

Ele explica que cada frentista recebe de 200 a 300 pessoas por dia. O presidente do Sinpetro, Waldemar Locatelli, vai além e relembra que os trabalhadores estão a todo momento manuseando objetos.  Ele afirma que a contaminação é muito grande porque cada posto pode receber até mil carros em um dia.

Segundo o Senador Nelsinho, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) optou por seguir o Plano Nacional de imunização (PNI), que não comtemplava a classe. Para que haja mudança, a prioridade para os frentistas precisa ser votada primeiro pelo Senado e ser adicionada ao plano antes de a Câmara votar uma legislação municipal.

A reunião com objetivo de sensibilizar os legisladores do estado pode agora ganhar notoriedade nacional com o auxílio dele. O Senador ainda reconhece que durante a produção do PNI não se pensou na classe e que “a apresentação do projeto será muito importante em Brasília”.  

O vereador Willian Maksoud relembra que a medida trata de “pessoas que precisam de um olhar e estão trabalhando sem nenhum dia de licença”. Após a conversa, a Casa de Leis e o Sinpetro devem formular um ofício que será enviado ao Senado e apresentado pelo Senador Nelson Trad.

Rodrigo Almeida 

Assessoria de Impensa da Câmara Municipal