ícone whatsapp

Câmara assina Termo de Cooperação com Sindicato Rural durante Sessão Itinerante

10.07.2013 · 12:00 · Sessão Itinerante

A 4ª edição da Sessão Itinerante realizada na manhã desta quarta-feira (10) no Sindicato Rural de Campo Grande foi marcada pela assinatura de um Termo de Cooperação da entidade com a Câmara Municipal de Campo Grande.


O Termo de Cooperação possibilitará à Câmara enviar para análise da entidade todas as proposições legislativas protocoladas que sejam de interesse da categoria e permitir o cadastramento de representantes para acompanhar livremente os trabalhos legislativos.


O Termo tem o objetivo de permitir que as entidades e a Câmara possam realizar conjuntamente palestras, cursos e seminários acerca da atuação odontológica no município; permutar material bibliográfico nas áreas de interesse comum; e realizar outras atividades associadas à cooperação, em conformidade com os termos e cláusulas do pacto. Além disso, sempre que solicitados, os parceiros prestarão orientação, apoio técnico e análise dos projetos ligados à classe, apresentados na Câmara Municipal, pelos vereadores.


O presidente da Casa de Leis, vereador Mario Cesar destacou o privilégio de realizar uma Sessão Itinerante no Sindicato Rural de Campo Grande, que recebe a Câmara Municipal pela primeira vez. “É uma honra e um privilégio estar pela primeira vez na casa do produtor rural e a Sessão Itinerante tem justamente esse objetivo de aproximar o Legislativo cada vez mais da sociedade. A sessão itinerante tem essa roupagem de sessão ordinária, segue essa liturgia para que a gente possa passar pra sociedade como é o nosso cotidiano e desmistificar o trabalho do legislador. A assinatura desse Termo de Cooperação é muito importante pois podemos contar com a parceria do Sindicato Rural para assuntos inerentes à categoria, discutindo tudo aquilo vai interferir na vida de vocês. Vocês podem nos subsidiar de informação. Todos os vereadores estão atentos à isso para que possamos representa-los da melhor maneira possível, por meio de representação eficiente e antenada”, revelou Mario.


Para o presidente da entidade, Oscar Vianna Stuhrk “é uma festa para o Sindicato Rural de Campo Grande receber os trabalhos da Câmara Municipal, já que diante do comércio e da indústria nos sentimos pequenos e mesmo assim contamos com a benevolência do presidente, para nos brindar com a presença da Câmara”, afirmou.


Em seu pronunciamento, Oscar Stuhrk destacou que o Brasil vive um momento de protesto e alegou que o municipalismo é a saída para solução de muitos problemas do País. “Entendemos há muito tempo a importância do municipalismo, porque tudo acontece no município. O município é maior que o Estado. Hoje existe fisicamente a União, o Estado e o Município onde tudo acontece. É verdade que os nossos problemas antigamente precisavam da intervenção do Estado-Membro, mas hoje não há mais a necessidade dessa discussão. Não estou pregando o fim do Estado, mas defendo que vocês [vereadores] tenham mais poderes”, afirmou.


Por fim, o presidente do Sindicato Rural encaminhou reivindicações importantes para os parlamentares, como a sublocação de vans para suplementar o transporte escolar nas áreas rurais de Campo Grande. “Nossas crianças acordam às 4 horas da manhã para ir à escola e pegar o ônibus, que precisa pagar por muitos locais antes de chegar à escola. Peço também que seja dada atenção à estrada CG-342, em Anhanduí, que está intransitável. E por fim, a longo prazo, queremos que não haja mais invasão de terras, que cada um reivindique onde quiser, através do judiciário, mas sem invasão. Nosso pedido é que evitássemos as invasões, pois tem o problema do conflito. Sem contar o problema da imunidade tributária, porque quando se demarca uma propriedade, não se demarca para os índios, mas para a União e muitos impostos não são recolhidos e nós sofreremos essas consequências”, enfatizou Oscar Stuhrk.


Paulline Carrilho
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal