ícone whatsapp

Câmara aprova projeto que estabelece marco referencial da gastronomia como cultura

02.04.2020 · 12:00 · Vereador Otávio Trad

Em segunda discussão, a Câmara Municipal aprovou, durante a sessão desta quinta-feira (2), o Projeto de Lei 9.515/2019, do vereador Otávio Trad (PSD), que estabelece o marco referencial da gastronomia como cultura. A proposta prevê a criação do selo Gastronomia é Cultura e da Semana municipal de Gastronomia.

“Este é um projeto valorizando a gastronomia local e que vem totalmente na esteira do momento que nós estamos vivendo, com o enfraquecimento do comércio e principalmente dos restaurantes diante das medidas necessárias de prevenção a pandemia do novo coronavírus”, aponta o vereador.

A proposta, segundo o vereador pode fortalecer o segmento. “Aprovando um projeto como esse, nós estabelecemos critérios de qualidade, selos e uma semana municipal da gastronomia, que são ações que podem fortalecer a gastronomia na nossa Capital”, completa

Conforme o projeto o marco referencial estabelece os critérios do que será considerada gastronomia, quais são os profissionais da gastronomia e os profissionais indiretamente ligados a gastronomia.

Entre as ações previstas estão o incentivo, a criação, manutenção e consolidação de mercados e feitas municipais tradicionais e populares e o incentivo à criação e à implementação de programas de difusão, valorização e preservação das práticas, modo de preparo e consumo, sobres e fazeres, por exemplo.

Selo e semana de gastronomia – O projeto irá instituir o selo “Gastronomia é Cultura”, que destinado a projetos e iniciativas de promoções culturais locais e regionais que fazem parte da gastronomia em Campo Grande.

A proposta também institui a Semana de Gastronomia em Campo Grande. De acordo com texto, ela será comemorada na semana que compreende o dia 13 de maio, data em que é comemorado o dia nacional do Chef de cozinha. 

Os vereadores Júnior Longo (PSB) e André Salineiro (PSDB) assinaram o projeto, que segue para a sanção.

#PraCegoVer: Na foto, em primeiro plano, os vereadores, a maioria com máscara, estão no plenário da Câmara Municipal sentados em cadeiras posicionadas por marcações no chão e sem mesas. Ao fundo etão os vereadores que fazem parte da Mesa Diretora.

 

Assessoria de Imprensa do Vereador