ícone whatsapp

Câmara aprova Projeto do Professor Riverton que reconhece atividades físicas como essenciais

06.05.2021 · 12:00 · Vereador Professor Riverton

Foi aprovado na sessão desta quinta-feira (06), da Câmara Municipal, o Projeto de Lei 10.039/21, de autoria do vereador Professor Riverton (DEM), em parceria com os vereadores Edu Miranda (Patriota) e Papy (Solidariedade), que reconhece a prática de atividades físicas como essenciais, incluindo no período pandêmico, assim como a manutenção dos estabelecimentos que oferecem tais atividades em Campo Grande, considerando a obrigatoriedade do cumprimento das regras de biossegurança estabelecidas.

Aprovado por unanimidade, o PL (Projeto de Lei) foi aprovado pela Casa de Leis, contando com a assinatura de todos os 29 parlamentares.

“Fico muito feliz pela sensibilidade desta casa em reconhecer a relevância do projeto. Diante deste triste cenário da pandemia, sabemos o quanto a prática da atividade física é relevante como ação preventiva e na recuperação da Covid-19, inclusive, o educador físico é reconhecido como profissional da área da saúde”, pondera o vereador, que é educador físico por formação.

Ainda segundo o texto, o funcionamento de tais espaços, deve cumprir os protocolos de biossegurança durante o período pandêmico.

Estudos – A pandemia de Covid-19 trouxe diversos impactos à sociedade, inclusive à saúde física e emocional de uma parcela considerável da população, como apontam estudos da Universidade do Rio de Janeiro. Segundo o levantamento, houve aumento de 90% dos casos de depressão no Brasil desde o início da pandemia, ao mesmo tempo que, a prática de atividades físicas, caiu em 20% no mesmo período.

“Exercitar-se periodicamente é fundamental para prevenir e controlar doenças cardíacas, obesidade, diabetes e até câncer. Sem contar a saúde mental, que comprovadamente recebe ajuda e equilíbrio por meio das atividades físicas. É espantoso saber que há estudos que comprovam o aumento da depressão e os riscos que essa doença oferece. Como educador físico defendo que a prática de atividades deve ser mantida, incentivada e os profissionais da área reconhecidos diante de seu grande valor, em especial neste período”, avalia o vereador.

O projeto contou, durante sua elaboração, com apoio do CREF/11 (Conselho Regional de Educação Física).

Saiba mais – Para acompanhar o trabalho do vereador Professor Riverton acesse suas páginas nas redes sociais. Instagram @professorriverton e Facebook/ProfessorRiverton.

Elci Holsback 

Assessoria de Imprensa do Vereador