ícone whatsapp

Câmara aprova projeto de Beto Avelar sobre incentivo à implantação de jardins verticais

29.06.2021 · 12:00 · Vereador Beto Avelar

A Câmara Municipal aprovou nesta terça-feira (29/06) o Projeto de Lei do vereador Beto Avelar (PSD) que cria a Política de Incentivo à Implantação de Jardins Verticais. O projeto segue agora para sanção do prefeito Marquinhos Trad (PSD). Essa é uma iniciativa adotada em cidades modernas e com política de sustentabilidade e defesa do meio ambiente que colabora também para a paisagem da cidade. 

A proposta é que a Prefeitura incentive a implantação de jardins verticais em Campo Grande por meio da divulgação e da oferta de cursos e palestras sobre as técnicas para a instalação e os benefícios. Conforme o vereador Beto Avelar, a Prefeitura vai regulamentar a Lei estabelecendo as formas de construção, vegetação a ser utilizada, métodos de impermeabilização e conservação, além dos critérios para firmar convênios com entidades civis e educacionais para a execução do projeto e permissão para veicular propaganda nos casos de jardim adotados por empresas. 

Os primeiros jardins verticais surgiram no Brasil na década de 1960 no Rio Grande do Sul. Porém, somente na última década o modelo ganhou destaque e espaço em lares e ambientes comerciais brasileiros. 

Hoje a intervenção paisagística para cobrir paredes internas ou externas com vegetação já possui sistema moderno com irrigação automatizada, acabamento especial e até versões com plantas preservadas, técnica que consiste em usar vegetação natural que, após tratamento químico, perde a vida e não necessita de água e nem de poda. 

“Além das questões estéticas e arquitetônicas, o jardim vertical melhora a qualidade do ar, climatiza o local, aumenta a umidade e ainda pode atuar como barreira sonora contra ruídos de baixa frequência, amenizando a poluição sonora. As plantas deixam o ambiente mais fresco, reduzem o estresse das pessoas e são criativamente estimulantes”, destaca Beto Avelar. 

O parlamentar enfatiza que Campo Grande é reconhecida pela ONU como “Tree Cities of the World” (Cidade Árvore do Mundo). “Vamos continuar incentivando essa defesa do meio ambiente que é uma marca de nossa Capital e vai muito além da estética, possibilitando a purificação do ar, a melhor climatização do local, o aumento da umidade e ainda pode atuar como barreira sonora contra ruídos”, conclui o vereador Beto Avelar. 

Assessoria de Imprensa do Vereador