ícone whatsapp

Bruno Furlani e Dolores Luiz são homenageados no Dia do Médico

23.10.2019 · 12:00 · Vereador Dr. Loester

Nesta segunda-feira (21), os vereadores da Câmara Municipal de Campo Grande promoveram Sessão Solene em comemoração ao Dia do Médico, ocasião em que foi outorgada a Medalha Legislativa “Doutor William Maksoud”. A solenidade foi promovida por proposição do vereador Dr. Cury, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados pelos profissionais de saúde à sociedade campo-grandense. Na abertura do evento, a apresentação cultural ficou por conta do Quinteto de Jazz da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur).

O vereador Dr. Loester Nunes de Oliveira (MDB) homenageou Bruno de Albuquerque Furlani. Ele vem de uma família dedicada a medicina, os pais, Sérgio Luiz Reis Furlani e Elizabeth de Albuquerque Furlani, são Ginecologistas Obstetras. Além das irmãs: Laura de Albuquerque Furlani e Flávia de Albuquerque Furlani, também são médicas. Ele é oftalmologista e tem duas especializações:  Retina e Vítreo e Folowship Retina pela Clinique Monticelli em Marselha/França. Fez Doutorado em Ciências Visuais pela UFSP e é preceptor do serviço de retina do Hospital São Julião, integrante do corpo clínico de olhos Pró-Oftalmo. “Fiquei muito honrado com a prestigiosa homenagem que recebi através do dr Loester esta noite. Principalmente por ter vindo de uma referência tão ilustre dentro do meio médico Campo-grandense. Amo minha profissão e sinto orgulho de vir de uma família que exerce medicina com muita ética e competência. Este reconhecimento nos traz ainda mais entusiasmo em continuar contribuindo par ajudar nossos pacientes a alcançarem mais saúde e qualidade de vida,” ressalta Bruno.

O Médico Parlamentar homenageou também Dolores Luiz, médica pela faculdade de Medicina em Cuba e residente pelo Hospital regional de Mato Grosso do Sul, ela tem Especialidade pela Sociedade brasileira de Pediatria. Dolores é concursada na Prefeitura Municipal de Campo Grande e plantonista no Hospital Unimed.

O Dia do Médico é celebrado oficialmente no dia 18 de outubro em homenagem a São Lucas. Lucas foi um dos quatro evangelistas do Novo Testamento, e seu evangelho é o terceiro em ordem cronológica. Lucas era médico, razão pela qual se decidiu homenagear os profissionais com o mesmo dia da festa deste santo.

Medalha Legislativa Dr Willian Maksoud

William Maksoud nasceu aos 28 de agosto do ano de 1922 na cidade de Aquidauana. Foi eleito vereador em Campo Grande por duas vezes, sendo em uma delas Presidente da Câmara. Teve seus direitos políticos cassados durante o período da Revolução de 1964. Neste período voltou a ser médico particular e beneficente da Santa Casa onde continuou atendendo os mais necessitados, visando o bem-estar e a saúde da população. Retornou à política no ano de 1982. Faleceu no dia 22 de agosto de 1986. Em sua homenagem foi criado um centro de estudos com o nome Fundação Centro de Estudos Dr. William Maksoud. Ítala Mandetta Maksoud, viúva do William Maksoud, recebeu comenda entregue pelos vereadores Dr. Cury e William Maksoud, neto do médico que dá nome à medalha, durante a solenidade.

 

Andrea Barros 

Assessoria de Imprensa do Vereador