ícone whatsapp

Bluma parabeniza atuação dos verdes contra o texto do novo Código Florestal

25.04.2012 · 12:00 · Reunião

O Partido Verde (PV) transmitirá em sua TV web, www.tvdopv.com.br, a votação do Código Florestal, que ocorrerá nesta quarta-feira (25), a partir das 10 horas, direto do Plenário da Câmara Federal. O vereador Marcelo Bluma (PV) convida a todos para assistirem a programação.

 

Entrevistas com os deputados da bancada verde e aliados serão feitas ao vivo, direto do salão verde da Câmara dos Deputados, informando filiados e os demais interessados sobre o que estará ocorrendo durante o momento da votação, suas consequências e a posição dos verdes em relação ao projeto do novo Código Florestal.

 

É em clima polêmico e de observação mundial que a matéria volta nesta semana com as modificações do Senado, ao Plenário da Câmara. Na última quinta feira (19) o relator, Paulo Piau (PMDB-MG), ao apresentar seu relatório, excluiu do texto a obrigação do produtor rural recompor uma faixa de 15m a 100m de mata desmatada em beiras de rios ocupadas por produções agrícolas, e ainda que cada estado estabeleça o tamanho da área de mata que será recomposta. Em seu relatório foi mantida a possibilidade de anistia de multas até 22 de julho de 2008 (quando promulgada a lei de crimes ambientais) e sanções para quem desmatar.

 

Essas são apenas algumas das questões que geram as discordâncias e dão o tom da dimensão do problema que o futuro reservará, caso o novo Código Florestal seja aprovado pela casa legislativa.

 

Protesto – O vereador Marcelo Bluma parabenizou a atuação dos deputados, senadores e membros do Partido Verde, que se reuniram na rampa do Congresso Nacional, em Brasília, nesta terça-feira (24), para protestar contra o texto do novo Código Florestal Brasileiro.

 

De acordo com o Presidente Nacional do Partido Verde, Deputado José Luiz Penna (SP), a bancada do PV está atenta ao futuro do Código Florestal. “Hoje nós começamos a fazer uma movimentação pelo Brasil para sensibilizar a sociedade para pressionar a presidente a vetar o texto, isso significa que nós não temos esperança aqui dentro, porém o PV está atento e vamos lutar pela campanha “Veta, Dilma!”, declarou Penna.

 

Dentre as mudanças que mais chamam a atenção e revoltam os ambientalistas está a ausência de áreas de reflorestamento nas margens dos rios. De acordo com o Secretário de Meio Ambiente do Distrito Federal, Eduardo Brandão, este é o código da anistia. “O PV perdeu quando o Código foi para a Câmara, depois foi para o Senado onde, indiscutivelmente, o texto avançou em alguns pontos, porém o deputado Paulo Piau andou para trás novamente e transformou o Código Florestal em Código da Anistia”, desabafou.

 

 

O Deputado Federal e líder da Bancada do PV na Câmara, Sarney Filho (MA), foi ainda mais enfático ao declarar sua visão sobre o novo Código: “a votação de hoje talvez seja uma das votações que pior resultado trarão ao país. É um retrocesso na legislação ambiental”.

 

 

Assessoria de Imprensa Vereador Marcelo Bluma, com informações do PV Nacional