ícone whatsapp

Beto Avelar solicita urgência na votação do Projeto que impede desligamento de trabalhadores do Proinc durante a pandemia

25.06.2021 · 12:00 · Vereador Beto Avelar

O vereador Beto Avelar (PSD), líder do prefeito Marquinhos Trad na Câmara Municipal, solicitou regime de urgência na votação do Projeto de Lei que prorroga, até o fim do período de pandemia, os contratos dos beneficiários do Proinc – Programa de Inclusão Profissional. A medida impede o desligamento desses funcionários temporários que prestam serviços essenciais para o Poder Público. 

“O Proinc é um instrumento de geração de emprego e renda para a população em situação de pobreza da Capital. A Prefeitura celebra contratos temporários de trabalho e muitos desses trabalhadores estão sendo desligados em período de crise econômica em que não há geração de empregos. Isso tem representado um risco pois o trabalhador de uma hora para outra perde a sua principal renda e na maioria das vezes fica sem sustento por não encontrar emprego no comércio, nas indústrias e no setor de serviços”, afirma Beto Avelar que foi coordenador do Proinc entre 2018 e 2020. 

Durante a sessão desta quinta-feira (24/06), o parlamentar recolheu mais de 20 assinaturas dos vereadores, número mínimo para dar entrada no pedido de urgência para votação. O projeto deve ser colocado em votação na terça-feira. 

“É uma situação que não pode esperar mais e todos os vereadores estão conscientes disso. Por isso é necessária a aprovação porque as dificuldades econômicas para as famílias beneficiadas pelo Proinc aumentam a cada dia com o desligamento dos trabalhadores. É uma questão solidária e humanitária manter esses postos de trabalho que são importantes para Campo Grande”, destaca Beto Avelar ressaltando que o prefeito Marquinhos Trad é sensível ao assunto e deve sancionar o projeto. 

O Proinc é um programa social do município que proporciona qualificação social e profissional, ocupação e bolsa-auxílio para cidadãos desempregados que moram na capital. Os trabalhadores realizam serviços básicos como a limpeza de ruas, serviços gerais, zeladoria e de infraestrutura no Poder Público e nas vias de Campo Grande. O contrato tem período máximo de dois anos.  

Marcelo Pereira
Assessoria de Imprensa do Vereador