ícone whatsapp

Beto Avelar e Marquinhos Trad discutem sobre prorrogação de contratos de beneficiários do Proinc durante a pandemia

25.05.2021 · 12:00 · Vereador Beto Avelar

O vereador Beto Avelar (PSD) esteve com o prefeito Marquinhos Trad nesta terça-feira (25/05) e fez a entrega do ofício solicitando que a Prefeitura não interrompa os contratos com beneficiários do Proinc – Programa de Inclusão Social, durante o período de calamidade em razão da pandemia de Covid-19. A medida tenta impedir que os trabalhadores, atendidos pelo benefício justamente por estarem em situação de vulnerabilidade social, percam a renda familiar e sejam prejudicados pelo desemprego e a instabilidade econômica do momento.  

 “Diariamente recebo dezenas de reclamações de trabalhadores desligados do programa que não estão conseguindo colocação no mercado de trabalho porque as empresas não estão contratando neste período. Prorrogar o prazo de contrato durante a pandemia é importante para frear o aumento do desemprego e garantir o sustento destes trabalhadores e o amparo mínimo às famílias”, afirma Beto Avelar ressaltando que muitos trabalhadores têm idade avançada, ou algum tipo de deficiência física, visual ou auditiva, e ainda sofrem muita rejeição no mercado.    

O Proinc tem o objetivo de proporcionar ocupação, qualificação social e profissional e bolsa-auxílio para cidadãos desempregados residentes no município de Campo Grande. O parlamentar explica que a permanência dos trabalhadores é vital para continuar o amparo a esses trabalhadores e não provocar mais dificuldades e sofrimento a estas famílias. Os trabalhadores do Proinc realizam os serviços básicos essenciais como a limpeza de ruas, serviços gerais, zeladoria e de infraestrutura no Poder Público de Campo Grande.  

“Há um desequilíbrio na economia. E os trabalhadores do Proinc ao ficarem desempregados afetam toda a nossa cidade. Por isso vamos analisar juridicamente. E, se possível for, vamos enviar para a Câmara Municipal um projeto que atenda a essa necessidade”, afirmou o prefeito Marquinho Trad. 

Beto Avelar enfatiza os avanços do Proinc durante o mandato de Marquinhos Trad. “Foi o gestor que mais fez pelos Proincs de Campo Grande. A Lei do Proinc existe há mais de 15 anos, mas com Marquinhos Trad ampliamos o benefício e garantimos dignidade, respeito e asseguramos vários direitos como a estabilidade da gestante, o seguro de vida, o bônus natalino, a gratuidade para concursos públicos da Prefeitura, o descanso remunerado e a poupança para resgate ao fim do contrato”, descreve o vereador que foi coordenador do Proinc entre 2018 e 2020. 

Marcelo Pereira 

Assessoria de Comunicação – Vereador Beto Avelar