ícone whatsapp

Beto Avelar discute incentivo aos atletas corredores de rua da Capital

08.03.2021 · 12:00 · Vereador Beto Avelar

O vereador Beto Avelar recebeu nesta segunda-feira (08/03) o treinador André Milani que é responsável pela Assessoria Esportiva Percurso Livre de Corrida de Rua. A organização criada em 2014 atende atualmente 130 alunos e tem adotado corredores de baixa renda que hoje estão classificados no grupo de elite de corrida em Mato Grosso do Sul. 

Em razão da pandemia, o atendimento para os atletas de baixa renda ficou restrito e as competições, que representavam a principal fonte de renda, foram suspensas para evitar aglomeração e impedir o aumento da transmissão do coronavírus.  

Conforme o treinador André Milani, a solidariedade dos alunos do Percurso Livre tem sido fundamental para o suporte aos atletas com a doação de tênis e alguma ajuda financeira mínima. Mas ainda é necessário apoio do Poder Público.  

Na Câmara Municipal, o grupo busca apoio para que o Legislativo tenha a atenção voltada aos atletas da Capital. Entre as reivindicações está a elaboração de um Projeto de Lei que prevê assistência fixa a programas de incentivo aos atletas de baixa renda, bolsa atleta e que as provas de corrida na Capital tenham algum tipo premiação prestigiando os atletas. Para participar desse benefício, teria que ser comprovado o resultado dos atletas, o envolvimento da equipe e a contrapartida para o município, com a divulgação da representatividade do atleta em eventos nacionais. 

Outra proposta do grupo de atletas é a criação de uma Legislação que prevê ao atleta um benefício em caso de “invalidez permanente”. Geralmente, o atleta de atletismo que se dedica exclusivamente à atividade física não tem uma formação profissional e não consegue bons rendimentos financeiros. Com o passar dos anos, fica sem seguridade social. 

“É um momento de dificuldade para todos em razão da pandemia. É necessário que o Poder Público discuta sobre os efeitos da pandemia na vida dos atletas. Na Câmara Municipal vamos estudar as propostas e dar sequência nas medidas possíveis para valorização dos atletas e proteção da população, além de outras formas para incentivar o esporte na Capital”, explica o vereador Beto Avelar, membro da Comissão de Educação e Desporto da Câmara Municipal.  (Com informações da Assessoria Percurso Livre)

 

Marcelo Pereira 

Assessoria de Imprensa do Vereador