ícone whatsapp

Betinho destaca importância da prevenção ao suicídio

05.07.2018 · 12:00 · Vereador Betinho

O Vereador Betinho, usou a Tribuna na Sessão Ordinária desta  terça-feira (3), para destacar a importância da prevenção ao suicídio, uma triste realidade que, infelizmente, está presente na sociedade e que muitos não dão a devida importância para o assunto. 

– Nós temos que buscar caminhos e soluções! Destacou o Vereador.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) o suicídio é a causa de 800 mil mortes por ano, a cada 40 segundos um ser humano abrevia sua existência na face da terra.

No Brasil, por ano 11 mil pessoas, infelizmente, desistem da sua história. Mato Grosso do Sul apresentou o 4º maior número de suicídio por quantidade de habitantes, são uma média de 7,82 suicídios para 100 mil habitantes, dados apresentados pelo Corpo de Bombeiros apontam que em 2016 foram 304 casos de tentativas de suicídio no interior do Estado e 520 em nossa capital. Houve suicídio consumado de 28 pessoas no interior e 27 em Campo Grande.

As principais causas, segundo especialistas, são: depressão, instabilidade econômica, fragilidade social, crise em relacionamentos, entre outros.

Mortes Evitáveis?

Jovens Solitários, adolescentes depressivos, crianças órfãs de pais vivos, idosos abandonados por aqueles que tanto cuidaram, todos esses humanos carentes de humanidade.

– Semana passada uma adolescente de uma Escola Estadual perto de nós, tirou a sua vida, isso muito entristece, pois era uma jovem que tinha um futuro brilhante pela frente! – lamenta o Vereador

Um ambiente social doente, adoece aqueles que nele estão inseridos, como cidadãos podemos transformá-lo. Dificuldades, erros, culpas, crises, decepções são privilégios de uma vida consciente. Na morte não há privilégios!

Presumimos que a situação caótica que vive nosso país possui grande influência na crescente estimativa desse fenômeno. Nós seres humanos, supostamente, estáveis emocionalmente, cidadãos conscientes, podemos juntos Reconstruir Esperanças.

– Eu tenho buscado fazer minha parte como cidadão, ministro palestras motivacionais, foram mais de 20 mil pessoas que levei esperança, incentivo e acima de tudo, levando a palavra de Deus.

A partir do dia 1º desse mês, a ligação para prevenção do suicídio, pelo telefone 188, tornou-se gratuita em todo território nacional. Para aqueles que pensam em por um ponto final em sua existência, podemos doar vírgulas para que continuem suas histórias. Enquanto, permanecermos mudos em relação à dor do próximo, a morte estará gritando aos ouvidos da humanidade.

Assessoria de Imprensa do Vereador