ícone whatsapp

Betinho defende manutenção de gratuidade de transporte público para renais crônicos

24.10.2018 · 12:00 · Vereador Betinho

O vereador Betinho (PRB) levou para a sessão ordinária de terça-feira (23) a discussão sobre a suspensão da gratuidade do transporte público para os renais crônicos de Campo Grande e também do Estado. A decisão surpreendeu, além de Betinho e pacientes da Associação Beneficente dos Renais Crônicos (Abrec), também o vereador Otavio Trad (PTB).

A gratuidade na tarifa do transporte coletivo público municipal e intermunicipal é garantida por lei, assinada em 28 de Junho de 1999, pelo então prefeito André Puccinelli e a retirada do beneficio irá impactar a vida de centenas de pacientes e seus familiares, pois, não terão a oportunidade de dar continuidade aos seus tratamentos.  “Em Campo Grande, existem 900 pacientes que fazem hemodiálise, sendo que, no interior, outros 400 também precisam do serviço. A maioria necessita de locomoção em transporte público para fazer o tratamento.”, afirmou em nota a médica nefrologista e fundadora da Abrec, Cida Arroyo.

A decisão de barrar a gratuidade foi assinada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso e é fruto de ação do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de Mato Grosso do Sul (Setur), que questionava constitucionalidade da lei. O ministro destacou que o transporte coletivo local é um serviço público municipal e a sua regulação cabe à entidade local (titular do serviço e poder concedente), ou seja, a prefeitura.

Reunião com Marquinhos Trad

Na tarde desta terça-feira, o Prefeito Marquinhos Trad (PSD) recebeu das mãos dos vereadores Betinho e Otávio Trad, um ofício solicitando que o serviço de gratuidade não fosse suspenso na Capital. “Lógico que irei continuar com a gratuidade para os pacientes renais crônicos. Não tem porque suspender.”, afirmou o prefeito.

Ambos assinaram o ofício, onde o Prefeito se comprometeu a fazer um novo decreto de lei, assegurando a gratuidade aos renais crônicos de Campo Grande. “Obrigado Marquinhos Trad, por estar buscando sempre o bem-estar de sua população. Que outros prefeitos de cidades do Mato Grosso do Sul, sigam seu exemplo”, finalizou Betinho.

 

Luane Morais

Assessoria de Imprensa do Vereador