ícone whatsapp

Betinho autor do Projeto que isenta taxa de concurso para doadores de sangue participa de ação do PRB na Capital

26.05.2017 · 12:00 · Vereador Betinho

o vereador Betinho (PRB), de Campo Grande Mato Grosso do Sul, líder do partido na Casa de Leis realizou uma ação com sua equipe e apoiadores na tarde da última quarta-feira (24), no Hemosul da Capital.

Betinho é o autor da lei n 5.635 que isenta a taxa de concurso público municipal os doadores de medula óssea e de sangue na Capital.

“Não poderia ser diferente eu juntamente com minha equipe e companheiros do PRB, assim como meus amigos: o vereador Gilmar da Cruz, o coordenador da Juventude Rodrigo Piva, a coordenadora do PRB mulher Suleli Plasto e do PRB Racial Raquel Corrêa, assim como parceiros e amigos doamos sangue na tarde do dia 24 de maio na Capital.Me sinto honrado em mobilizar amigos do partido assim como o meu pessoal do gabinete e apoiadores para abraçarmos esta Campanha” disse Betinho.

Interessados em doar sangue e ajudar a salvar vidas segue alguns critérios do Hemosul a serem seguidos:

Idade: Os doadores precisam ter entre 16 e 69 anos segundo a nova lei da doação de sangue aprovada em 2013. Há uma ressalva para quem tem 16 e 17 anos: o menor de idade tem que estar acompanhado de pai ou mãe ou responsável legal, ou então pode retirar na unidade de doação um modelo de declaração, levar para mãe ou pai ou responsável legal assinar e então reconhecer firma desta assinatura. Caso o menor de idade seja emancipado pode vir doar sozinho trazendo o documento de emancipação. Se for casado  traz a certidão de casamento que já é suficiente para a lliberação. Também é importante lembrar que a primeira doação somente pode ser feita até 60 anos. Acima desta idade, apenas para quem já é doador de sangue.

Peso: Embora a nova lei permita a doação de pessoas abaixo de 50 Kg, a Rede Hemosul-MS reserva-se o direito de aceitar apenas doadores com 55 kg ou mais, para a melhor utilização do sangue coletado e segurança do doador.

Intervalo de doação: homens podem doar até quatro vezes ao ano com um intervalo mínimo de dois meses. Mulheres podem doar até três vezes ao ano com um intervalo mínimo de três meses. Após os 60 anos tanto homens como mulheres devem obedecer o intervalo mínimo de seis meses.

Doenças que impedem a doação: doenças hematológicas, cardíacas, renais, pulmonares, hepáticas, autoimunes, diabetes,hipertireoidismo, hanseníase, tuberculose, câncer, sangramentos anormais, convulsões, ou portadores de doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue como Doença de Chagas, Hepatite, AIDS, Sífilis. Se estiver com gripe ou alergia deve esperar sete dias após sarar para doar sangue.

Juliana Brum

Assessoria de Imprensa do Vereador