ícone whatsapp

Betinho acredita na conscientização para doação de órgãos

19.09.2018 · 12:00 · Vereador Betinho

Durante a sessão de ontem (18), a coordenadora da Central Estadual de Transplantes, Claire Miozzo, fez o uso da palavra livre para falar sobre o “Dia Nacional da Doação de Órgãos”.

Atualmente, em Mato Grosso do Sul, mais de 200 pessoas estão na fila de espera, aguardando transplantes. No Brasil, são aproximadamente 30 mil pacientes. “É importante deixar claro para família que somos doadores. Não há necessidade de ter documento registrado cartório, nada, apenas manifestar essa vontade de se tornar doador e assim, ajudar a salvar vidas”, explicou a coordenadora.

“Precisamos falar mais sobre o tema, pois, devemos conscientizar as pessoas a doarem, não somente os órgãos, como também sangue e medula. Há muitas filas a serem zeradas.”, frisou o vereador Betinho.

A coordenadora também declarou que a negativa familiar ainda é o maior empecilho para os transplantes, pois, 40% a 50% dos familiares negam-se a autorizar a doação, alegando que desconhecem a vontade da pessoa que morreu. “Por isso, precisamos de multiplicadores dessa ideia, visando aumentar o número de doadores. Algumas pessoas só podem ter seu problema resolvido com transplante”, destacou.

Betinho também é autor da lei nº 5.635, sancionada em 2015, que isenta de taxa de concurso público municipal aos doadores de medula óssea e sangue.

A lei incentiva a população e também os “concurseiros” a se tornarem doadores regulares. Isso pode ter um impacto significativo para manter os estoques de nossos bancos de sangue e, consequentemente, ajudar a salvar ainda mais vidas.

 

Luane Morais 

Assessoria de Imprensa do Vereador