ícone whatsapp

Ben Hur nega rescisão forçada de contrato com a MDR: “Isso não existiu”

21.11.2013 · 12:00 · CPI

Ouvido na tarde desta quinta-feira (21) pela Comissão Processante da Câmara Municipal, o secretário municipal de Planejamento, Finanças e Controle, Wanderley Ben Hur da Silva, negou que a Prefeitura tenha forçado a rescisão de contrato com a MDR Alimentos. O proprietário da empresa, Mamed Dib, afirmou à CPI da Inadimplência que foi obrigado assinar uma série de documentos e suspender o contrato, durante reunião no Paço Municipal, para receber valores atrasados. 
 
“Não houve essa conversa, tanto é que não houve pagamento. Isso não existiu”, afirmou o secretário, negando que o prefeito Alcides Bernal tenha dado ordens para que alguns prestadores de serviço e fornecedores fossem preteridos na hora do pagamento. “Tenho que obedecer princípios legais, e não a vontade do prefeito”, completou.
 
A MDR era responsável pela oferta de alimentos nas unidades de ensino da Capital até maio deste ano. Após a rescisão do contrato, deu lugar à Salute, que conseguiu um contrato de mais de R$ 4 milhões com o Executivo. Sobre os atrasos no pagamento à antiga fornecedora, Ben Hur justificou: “Foi detectado que algumas compras haviam sido efetuadas com adesão à atas vencidas. Durante um tempo houve atraso de pagamento”. “Não entendo como infração. Se for infração, é um ato administrativo meu. Eu quem cometi”, continuou.
 
Ainda conforme o secretário, as empresas recebiam após a liquidação do serviço e, quando existem pendências, o pagamento não era efetuado. “Quando há pendência, segura-se o pagamento. Esse é o critério. Entre emissão de nota e liquidação, uma série de obrigações devem ser cumpridas. Cada caso, em cada uma das unidades gestoras e cada um dos fornecedores, devem ser levados em consideração”, explicou.
 
Outra que seria ouvida nesta tarde, Gislaine do Carmo Penzo Barbosa, Coordenadora-Geral da Cecom (Central Municipal de Compras e Licitações), justificou sua ausência. A próxima oitiva marcada pelos vereadores Edil Albuquerque, Flávio César e Alceu Bueno, que compõem a Comissão, é com o prefeito Alcides Bernal, alvo da Processante.
 
Jeozadaque Garcia
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal