ícone whatsapp

“Autismo não é um mundo a parte, ele é parte deste mundo”, reforça Delegado Wellington na luta contra o preconceito às pessoas com autismo

02.04.2020 · 12:00 · Vereador Delegado Wellington

No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrando nesta quinta-feira (2), o vereador Delegado Wellington (PSDB), lembrou que muitos ainda são os desafios impostos às pessoas que possuem o TEA (Transtorno do Espectro Autista). O parlamentar que é autor de leis que ampliam os direitos dos autistas Campo Grande, destacou a importância da informação para erradicar o preconceito e desafios enfrentados por essas pessoas.

“O autismo não é um mundo a parte, ele é parte do nosso mundo e todos somos iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, claro que respeitando a limitação de cada um. Tenho trabalhado juntamente com essa casa para dar mais segurança as pessoas autistas e seus familiares. Mas ainda há muito que ser esclarecido para nossa sociedade”, disse Delegado Wellington citando algumas de suas ações voltadas as pessoas com TEA.

Entre as propostas de autoria do vereador Delegado Wellington está a inclusão de pessoas com transtorno do espectro autista em atividades de esporte, cultura e lazer, incluindo cinemas e shoppings, instituindo a Sessão Azul de cinema, adaptada a crianças com autismo. As sessões serão diferenciadas, contando com iluminação reduzida, som mais baixo que o volume regular e sem trailer para início do filme.

Em setembro de 2019, foi lançado o livro “Autismo: mentes abstratas, sentimentos concretos”. A obra apoiada pelo vereador Delegado Wellington e organizada pelos professores Ádemir Barbosa dos Santos e Jucimara Inácio, contou foi produzida pelo aluno autista Ruan Carlos da escola municipal Irene Szukala, no Jardim Hortências.

A obra teve como proposta, colocar alunos no lugar de uma pessoa autista e imaginar o preconceito e as dificuldades que ela enfrenta no dia a dia. A motivação para criar o projeto foi de diminuir o preconceito e mostrar as pessoas o que é o autismo, tendo em vista que na escola, há um total de 12 autistas em um universo de 60 crianças com alguma deficiência.

 

Assessoria de Imprensa do Vereador