ícone whatsapp

Audiência Pública vai discutir problemas em atendimento e manutenção de UPAs e Postos

04.06.2018 · 12:00 · Vereador André Salineiro

A Câmara Municipal de Campo Grande realizará no dia 5 de julho, às 15h, a Audiência Pública “Impasses no Atendimento e Manutenção de UPAs, UBSs e UBSFs”. A proposição é do vereador André Salineiro, presidente da Comissão Permanente de Legislação Participativa. Segundo o vereador, o objetivo é discutir soluções para problemas que são relatados pelos usuários do sistema todos os dias. A Comissão Permanente de Saúde também faz parte da organização da audiência.

De acordo com Salineiro, os vereadores querem reunir diversas pessoas e autoridades envolvidas no tema para debater e pensar medidas que apontem para uma solução. “Da maneira que está não dá para ficar. Precisamos começar por uma fiscalização mais rígida sobre a escala de plantão dos médicos, mas também ver o que ocorre, de fato, para termos chegado nesse caos que está a saúde e pensarmos em solução definitiva e não medidas paliativas”, comenta o vereador.

Salineiro propôs, junto a vereadora Enfermeira Cida Amaral, que a prefeitura retomasse o terceiro turno nos postos de saúde, implantado em gestão passada, mas o projeto foi vetado pelo Executivo. O veto ainda será votado na Câmara Municipal. Apesar da negativa da Prefeitura, os vereadores acreditam que o atendimento estendido pode aliviar a demandas das UPAs e facilitar o atendimento a usuários que trabalham em período integral. 

“Muitas vezes, a pessoa fica passando mal porque sabe que vai ter que faltar no serviço para ir ao posto, vai esperar para marcar, depois vai esperar para ser atendido e acaba ficando mais doente, termina na fila da UPA, que está cheia de pessoas na mesma situação”, argumenta Salineiro, que se reuniu com o secretário de Saúde Marcelo Vilela, na semana passada, pedindo providências para diversas reclamações sobre UPAs e Postos, que foram relatadas por moradores e constatadas em visitas feitas pelo vereador. 

Assessoria de Imprensa do Vereador