ícone whatsapp

Audiência Pública debate sinais da depressão infantil e formas de prevenção

20.09.2019 · 12:00 · Audiência Pública

A Câmara de Vereadores promove nesta segunda-feira, dia 23, às 14 horas, Audiência Pública para debater “Depressão infantil: Identificar é o Primeiro Passo para Prevenir”. O evento foi proposto pelo vereador Odilon de Oliveira, presidente da Comissão Permanente de Política Antidrogas da Casa de Leis, composta ainda pelos vereadores Delegado Wellington, Pastor Jeremias Flores, Papy e Fritz. A Audiência será secretariada pelo vereador Betinho. 

    

A discussão deve reunir profissionais da área da saúde, educação, assistência social e entidades religiosas. O evento deve contar com a presença do psiquiatra Dr. Marcos Estevão dos Santos Moura, da psicóloga Alecssandra Sayd, da coordenadora do Conselho Tutelar Norte, Cristiane Froes, do secretário de Direitos Humanos, Ademar Vieira Júnior, da superintendente de Gestão e Normas da Reme (Rede Municipal de Educação), professora Alelis Izabel de Oliveira, coordenadora do curso de psicologia da Uniderp, Gislaine de Campos Soares Pereira e da gerente do Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil III “Dr. Samuel Chaia Jacob”, Olícia Marques.

O objetivo do evento é abordar o tema e apontar as causas e consequências da depressão nessa faixa etária. O vereador Odilon de Oliveira alerta que a doença atinge todas as idades e deve ser combatida desde a primeira infância. Por isso, a proposição deste debate. “Hoje com o advento das redes sociais as pessoas estão cada vez mais se isolando em seus mundos, ou bolhas sociais. Esse fato não é diferente nas crianças, pois, os pais – eu me coloco nessa esfera – temos cada vez menos tempo para uma simples conversa. Com essa audiência, queremos abrir o debate de como nós podemos nos aproximar ainda mais de nossas crianças e saber como identificar esse quadro, que pode desencadear em atos extremos, como o suicídio”, explicou.

Na Audiência, serão debatidos os sintomas na infância e adolescência, que tem algumas diferenças em relação aos adultos. Ter medo de dormir sozinha, não querer ir para escola, ter piora no rendimento escolar, dores de cabeça e abdominais são alguns dos sinais de alerta. Também haverá explicações sobre o tratamento, com psicólogos e psiquiatras, além do papel dos pais para ajudar a criança.  

O debate ocorre durante o Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio, em que as discussões relacionadas à saúde mental e valorização à vida são ampliadas. 

Serviço – A Audiência Pública será realizada no dia 23 de setembro, a partir das 14 horas, no Plenário Edroim Reverdito, o Plenarinho, na sede da Casa de Leis, localizada na Avenida Ricardo Brandão, nº 1.600, Bairro Jatiúka Park. A Audiência será transmitida ao vivo pelo Facebook: www.facebook.com/camaracgms 

 

Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal