ícone whatsapp

Audiência pública aborda consolidação da equipe multiprofissional de saúde

10.12.2019 · 12:00 · Vereador Dr. Lívio

“A população precisa ter todos os profissionais de saúde em um mesmo lugar e era isto que o agora extinto Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF) garantia. Queremos que a população tenha acesso ao mínimo que é uma saúde de qualidade, por isso, viemos com a audiência junto aos profissionais da área buscando uma solução”, refletiu o presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Campo Grande, vereador Dr. Lívio. A audiência Pública “A Consolidação da Equipe Multiprofissional no NASF-APS”, acontece nesta quarta-feira (11), às 09h, no plenário Oliva Enciso, na Casa de Leis municipal.

Uma das profissionais que se reuniu com a Comissão de Saúde no gabinete do Dr. Lívio, Katiuscia Morais, fonoaudióloga do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF) Universitário D, disse que o objetivo da audiência é criar uma Lei Municipal para garantir o atendimento à população com equipe multiprofissional, conforme a nova portaria, mas garantindo o modelo NASF

A fonoaudióloga explica que o modelo NASF à equipe multiprofissional na Atenção Básica é o modelo ‘porta aberta’. “Ou seja, garantindo atendimento ao usuário diretamente na sua unidade de saúde, sem que ele precise entrar numa fila de regulação (SISREG) e não necessite se deslocar até o local de atendimento das especialidades”.

Entenda – Com a publicação da portaria ministerial 2979 de 12 de novembro de 2019, que revogou as portarias do NASF e extinguiu os NASFs, em todo território brasileiro e DF, o plano de financiamento da nova Política de Atenção Primária a Saúde (APS), que antes previa verba destinada aos Nasfs, deixou de existir, ficando a critério do gestor do município manter ou não os núcleos.

 

Rafael Belo

Assessoria de Imprensa do Vereador