ícone whatsapp

Audiência proposta pelo vereador Odilon, debate a depressão infantil e suas consequências na vida adulta

24.09.2019 · 12:00 · Vereador Odilon de Oliveira

O vereador Odilon de Oliveira realizou ontem (23) a Audiência Pública “Depressão infantil: Identificar é o Primeiro Passo para Prevenir”. O objetivo do evento foi elaborar ferramentas eficazes baseadas nas causas e consequências da depressão nessa faixa etária.

O evento contou com profissionais da área da saúde, educação, assistência social e entidades religiosas. Além do vereador Odilon, a inciativa contou com a participação do vereador Betinho, que foi secretário da audiência e da também parlamentar, Enfermeira Cida. A mesa ainda foi composta pelo psiquiatra, Dr. Marcos Estevão dos Santos Moura; da psicóloga, Alecssandra Sayd; do secretário de Direitos Humanos, Ademar Vieira Júnior (Coringa); da superintendente de Gestão e Normas da Reme, professora Alelis Izabel de Oliveira.

De acordo com o vereador Odilon, a depressão é um mal que atinge uma grande parcela da população mundial e, nas crianças, esse diagnóstico é ainda mais difícil de ser realizado. “Segundo os especialistas que participaram do evento, no caso das crianças, a depressão ainda se revela mais gravemente, pois elas aceitam a doença como fato natural, próprio de seu jeito de ser. Embora estejam sofrendo, não sabem que aqueles sintomas são resultado de uma enfermidade e que podem ser aliviados. Calam-se, retraem-se e os pais, de modo geral, custam a dar conta de que o filho precisa de ajuda”, explicou.

Ainda conforme o parlamentar, a inciativa foi bastante produtiva, pois diversas ideias surgiram com as falas dos convidados, bem como como o público participante. “Agora iremos elaborar um documento que será entregue ao Poder Executivo Municipal. Nós precisamos de um sistema que atenda essas crianças de forma mais ágil. A doença é um problema grave, o primeiro passo para resolve-lo é o tratamento e falar sobre o assunto, sem tabus e com ideias proativas”, projetou.

Para o Coringa, secretário de Direitos Humanos, hoje o objetivo da Prefeitura é desenvolver uma ação integrada entre todos os órgãos competentes em defesa das crianças e adolescentes. “Essa reunião de hoje pode ser um pontapé para um programa de combate a depressão infanto-juvenil. Além disso, esse debate deve ser contínuo, porque a partir deles poderemos idealizar diversas ações para resolver essa problemática”, explicou.

Já a superintendente de Gestão e Normas da Reme, a professora Alelis, enfatizou a importância dos pais para prevenir a depressão e identificar a patologia. “O professor pode ser um grande agente na identificação da doença, porém, nós cuidamos de uma sala de no mínimo 30 crianças. Portanto, os pais são fundamentais nesse processo. Devemos deixar o celular de lado e prestar mais atenção nos nossos filhos, em suas angústias, dilemas, alterações de humor, entre outras dificuldades. As famílias estão cada vez mais perdendo o contato entre os indivíduos, pois, se nós observarmos em uma praça de alimentação, por exemplo, cada um está em seu celular. Ou seja, não interação entre eles, portanto não há lazer”, afirmou.

Assessoria de Imprensa do Vereador