ícone whatsapp

Audiência nesta terça-feira debate conscientização sobre saúde da mulher

27.05.2019 · 12:00 · Audiência Pública

O Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher será tema de Audiência Pública na terça-feira, dia 28, às 15 horas, na Câmara Municipal de Campo Grande. O debate foi proposto pelo vereador Gilmar da Cruz e convocado pela Comissão de Saúde, composta pelos vereadores Dr. Livio (presidente), Enfermeira Cida Amaral (vice-presidente), Veterinário Francisco, Dr. Wilson Sami e Fritz.  

No dia 28 de maio, é celebrado o Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e também o Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna. Ambas têm como objetivo chamar a atenção e conscientizar a sociedade dos diversos problemas de saúde e distúrbios comuns na vida das mulheres.

O vereador Gilmar da Cruz lembra que o “tema debatido é importante para melhorar a assistência para as mulheres em todas as fases da vida, especialmente na gravidez e no resguardo, para reduzir ainda mais a taxa de mortalidade materna”. 

Na Audiência, está prevista palestra com a ginecologista e obstetra Rubia Borges Loureiro, que atua na assistência ao parto normal com boas práticas. Também devem comparecer representantes das secretarias municipal e estadual de Saúde, da Cassems e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). 

A Agência Nacional de Saúde Suplementar, vinculada ao Ministério da Saúde, elenca algumas das principais doenças que afetam o sexo feminino: câncer de mama, endometriose, infecção urinária, câncer no colo do útero, fibromialgia, depressão e obesidade. O debate contempla ainda a assistência às mulheres durante o pré-natal, parto e puerpério. Hipertensão, hemorragia, as infecções puerperais, as doenças do aparelho circulatório complicadas pela gravidez, parto e puerpério e o aborto são as cinco principais causas de morte materna, segundo o Ministério da Saúde. 

Serviço – A Audiência será na terça-feira, dia 28 de maio, às 15 horas, no Plenário Edroim Reverdito, o Plenarinho. na sede da Casa de Leis, localizada na Avenida Ricardo Brandão, n° 1.600, Bairro Jatiúka Park. O debate será transmitido ao vivo pelo Facebook: www.facebook.com/camaracgms 

 

Milena Crestani 

Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal