ícone whatsapp

Audiência nesta segunda debate responsabilidade socioambiental de grandes geradores de resíduos

22.02.2019 · 12:00 · Audiência Pública

Os vereadores da Câmara Municipal de Campo Grande realizam nesta segunda-feira (25), às 9 horas, Audiência Pública para debater sobre o Decreto Regulamentador dos Resíduos dos Grandes  Geradores  – Responsabilidade Socioambiental – Inclusão de Cooperativas de Catadores no Plano de Gerenciamento dos Resíduos dos Grandes Geradores.

O debate está sendo convocado pela Comissão Permanente de Assistência Social e do Idoso, composta pelos vereadores Enfermeira Cida Amaral (presidente), Betinho (vice), Pastor Jeremias Flores, André Salineiro e Valdir Gomes.

A audiência pública vai debater as possibilidades de redução dos custos com o gerenciamento dos resíduos, buscando parcerias entre os grandes geradores e as cooperativas.  Durante a reunião será discutida a aplicação da Lei nº 6.159/2019 – Que possibilita aos cooperativados a emancipação social por meio de políticas, ações de inclusão, educação ambiental e a construção de coletivos de reciclagem.

Outro ponto a ser debatido será a geração de emprego e renda. Através do DRRPGG (Decreto Regulamentador dos Resíduos provenientes dos Grandes Geradores), busca-se uma parceria para impulsionar a geração de renda, com o aumento na quantidade de resíduos destinados aos catadores. Por fim, o financiamento das Cooperativas será um dos temas, onde se busca facilitar a discussão acerca dos projetos que já existem ou que possam existir, e buscar o suporte financeiro para a criação e manutenção das cooperativas.

A mesa será composta pelo Presidente da Organoeste, Flávio Pereira, Dra. Olga Lemos Cardoso de Marco, Defensoria Pública, Dra. Juscinéia Serem, advogada gabinete Enfermeira Cida, Juliano Battistel Kamm Wertheimer, Presidente Abrasel/MS, Luiz Eduardo Costa, Semadur, Marcos Eduardo Bergoli Kirst, Ecoplantar, Luiz Carlos Colbachini, Economia solidária e Augusto Lisboa Martins Rosa, Fórum do Lixo.

Serviço – A Audiência Pública será realizada na segunda-feira (25), às 9 horas, no Plenário Oliva Enciso, na sede da Casa de Leis, localizada na Avenida Ricardo Brandão, nº 1.600, bairro Jatiúka Park.

(Com informações da Assessoria da vereadora Enfermeira Cida)

Paulline Carrilho

Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal