ícone whatsapp

Atuação no combate à pandemia e acessibilidade são destaques da atuação do vereador Otávio Trad em 2020

22.12.2020 · 12:00 · Vereador Otávio Trad

Ao fim do ano legislativo, nesta terça-feira (22), o vereador Otávio Trad (PSD) fez um balanço de 2020. “Este é um ano de superação e renovação de todos os conceitos do ser humano. Um ano de muito trabalho”, definiu.

Em meio a pandemia e o distanciamento social, a atuação do vereador se destacou tanto na esfera legislativa quanto em diálogo constante com a população por meio de novas tecnologias.

“Este também é um ano de muita gratidão ao povo de Campo Grande pelo carinho e pela certeza que estamos no caminho certo, sempre presente trabalhando com muito amor por nossa Cidade”, completou.

Leis aprovadas na Câmara:

Projeto de lei 9699/2020, que autoriza o Poder Executivo a instalar placas indicativas com inscrição bilíngue, em português e inglês, no município de Campo Grande.

Projeto de lei 9.720/20, que dispõe sobre afixação de cartaz informando o telefone do Grupo Amor Vida.

Projeto de lei 9.721/20, que implementa o Projeto #PraCegoVer”, nas publicações que vinculam imagens, nos sítios eletrônicos e redes sociais de órgãos da Administração Pública Municipal Direta e Indireta e dá outras providências.

Projeto de lei 9854/20, que regulamenta os procedimentos a serem seguidos nos serviços de entregas à domicílio (delivery) durante período de calamidade pública decorrente de pandemia.

Projeto de Lei 9892/20, que institui o Dia Municipal do Povo Cigano em Campo Grande.

Projeto Resolução 470/20, que acrescenta parágrafo no Regimento Interno da Câmara Municipal, que prevê a inclusão do nome dos munícipes que apresentarem proposições e ideias de projeto

Projeto Resolução 469/20, que institui a Medalha Legislativa Autoria Cidadã.

Leis sancionadas:

Projeto de Lei n. 9.488/19 – Institui o Projeto Família na 14 aprovado aguardando sanção.

Projeto de Lei n. 9.515/19 – Dispõe sobre o Marco Referencial da Gastronomia como Cultura no âmbito do município de Campo Grande-MS e dá outras providências.

Projeto de Lei n. 9.517/19 – Dispõe sobre a implantação do “Programa de Coleta Contínua de Lixo Eletrônico” no município de Campo Grande-MS com a criação de postos de coleta em órgãos públicos determinados pela municipalidade.

Projeto de Lei n. 9.572/19 – Cria o Selo Municipal de Inclusão das Pessoas Com Deficiência e dá outras providências.

Projeto de Lei n. 9.573/19 – Dispõe sobre a valorização e o empoderamento das pessoas com deficiência nas peças publicitárias de Órgãos da Administração Pública Direta e Indireta do Município de Campo Grande-MS e dá outras providências.

Projeto de lei 9.720/20, que dispõe sobre afixação de cartaz informando o telefone do Grupo Amor Vida.

Projeto de lei 9.721/20, que implementa o Projeto #PraCegoVer”, nas publicações que vinculam imagens, nos sítios eletrônicos e redes sociais de órgãos da Administração Pública Municipal Direta e Indireta e dá outras providências.

Atuação na pandemia

Distribuição de vacina

Em uma parceria da Câmara Municipal com a Sesau (Secretaria de Saúde Pública), o vereador Otávio Trad auxiliou na campanha de vacinação contra a gripe. Após receber orientação ajudou na distribuição das doses da vacina contra a H1N1 até os postos e farmácias cadastrados.

Vídeo em Libras

Para garantir o acesso a informações às pessoas surdas, o vereador gravou, no início da pandemia, um vídeo em libras sobre Covid-19. O conteúdo aborda informações como os sintomas, a prevenção e orientação de atendimento médico em Campo Grande.

Doação de álcool em gel

Diante da falta de álcool em gel, o vereador Otávio Trad intermediou a doação de 2.016 unidades do produto para a Sesau. A doação foi feita pela empresa Dakila Pesquisas.

Reuniões com representantes/sindicatos

Durante a pandemia, o vereador também participou de reuniões entre a Prefeitura de Campo Grande e setores da sociedade, onde foram debatidas medidas de prevenção ao Covid-19. A partir dessas discussões foram editados decretos para a flexibilização das medidas restritivas, como a reabertura do comércio e a volta da prática esportiva.

Live da Semana

Com o início do distanciamento social, o vereador Otávio Trad iniciou uma série de lives para discutir assuntos relevantes para a população, como a situação da pandemia na Capital, e os impactos da doença na educação, cultura, economia e no direito. Entre os convidados participantes estão o coordenador de urgência e emergência da Sesau, Yama Higa, o diretor-presidente da Funesp (Fundação Municipal de Esporte), Rodrigo Terra, a primeira-dama, Tatiana Trad e a professora especialista em Educação Especial, Patrícia Silva de Jesus, conhecida como Patrícia Braille.

Cartilha de Direito do Consumidor

O vereador também lançou a quarta edição da Cartilha do Direito do Consumidor, que aborda as mudanças nas relações comerciais durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Entre os temas abordados estão plano de saúde, auxílio emergencial, revisão de contrato, estabelecimentos de ensino, aumento abusivo de preço e suspensão de atividades.

#PraCegoVer: Fotografia. Vereador Otávio Trad, de camisa azul, gravata cinza, terno preto, e máscara azul, fala ao microfone no plenário da Câmara Municipal de Campo Grande. Fim da descrição.

 

Fernanda Palheta 

Assessoria de Imprensa do Vereador