ícone whatsapp

Atlas da violência: Vereador Delegado Wellington destaca redução da violência em Mato Grosso do Sul e chama atenção para outros dados

07.06.2019 · 12:00 · Vereador Delegado Wellington

Na manhã desta quinta-feira (6), o vereador Delegado Wellington (PSDB) utilizou a tribuna, durante a Sessão Ordinária, para destacar a redução da violência em Mato Grosso do Sul, apontada pelo Atlas da Violência, estudo feito todos os anos pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública divulgada na quarta-feira (5).

Os dados mostram que em Mato Grosso do Sul foram registrados 659 homicídios em 2017, o que representa taxa de 24,3 mortes para cada cem mil habitantes, número abaixo da média nacional. Comparado a 2016, houve queda de 2,9%, quando foram registrados 671 assassinatos, e se comparado com 2007, à redução é de 20,2%, quando o número chegou a 710 mortes violentas.

“Esses dados são importantes, pois demonstram os esforços em conjunto de toda a segurança publica: Guarda Municipal, Policia Militar, Policia Civil e Policia Federal, todos trabalhando para a diminuição dos homicídios”, destacou Delegado Wellington.

O estudo mostra ainda que 61 mulheres foram assassinadas no estado, metade foram mortas com arma de fogo. Os dados preocupam o parlamentar, considerando os altíssimos índices de violência doméstica que assolam o Brasil, e a possibilidade de que cada vez mais cidadãos tenham uma arma de fogo dentro de casa, o que tende a vulnerabilizar ainda mais a vida de mulheres em situação de violência.

“O atlas traz uma informação muito alarmante, onde 55% das mulheres mortas no Brasil são vitimas de arma de fogo. E na grande maioria das vezes por armas legalizadas e registradas. Temos feminicidios que ocorrem no interior da residência e fora dela. Então precisamos alertar sobre essa questão da arma de fogo, que ainda precisa ser discutido muito e não sair liberando arma pra todo mundo”, disse o parlamentar.

Outro dado que chamou atenção é o alto índice de morte de pessoas negras. “O atlas da violência aponta que 64% dos homicídios ocorridos em 2017 são praticados contra pessoas negras. Com isso podemos verificar infelizmente a vulnerabilidade dessas pessoas, nas condições sociais, de emprego entre outros. Então se faz necessário cada vez mais a criação de políticas públicas sociais”, alertou Delegado Wellington.

No âmbito nacional, em 2017 foram 65.602 homicídios, uma taxa de aproximadamente 31,6 mortes para cada cem mil habitantes. As maiores vitimas são os jovens entre 15 a 19 anos de idade.

O Atlas da Violência pode ser conferido na íntegra através do link: http://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=34784&Itemid=432 

Jhefferson Gamarra

Assessoria de imprensa do Vereador