ícone whatsapp

Associação terá ponto de coleta de lixo eletrônico no Tiradentes e quer ampliar parcerias

14.03.2019 · 12:00 · Palavra Livre

No sábado, dia 16 de março, haverá ponto de coleta de lixo eletrônico, no Bairro Tiradentes, em frente ao Asilo São João Bosco, em Campo Grande. A ação foi divulgada na sessão ordinária desta quinta-feira (14), da Câmara Municipal, pelo diretor da Associação dos Recicladores de Resíduos Eletrônicos, Edilson Paulon, que falou na Tribuna sobre as ações da instituição sem fins lucrativos Recic.LE. O convite para Palavra Livre foi feito pelo vereador Delegado Wellington.  

A entidade atua em Campo Grande há sete meses e pretende ampliar parcerias para ter mais pontos de coleta e ações na cidade, pedindo apoio dos vereadores. Nos dias 21 e 22 de fevereiro, na Praça das Araras, a Associação recolheu mais de 12 toneladas de lixo eletrônico.  

“Somos uma entidade sem fins lucrativos e atuamos no desenvolvimento de projetos sociais e ambientais. Buscamos o descarte correto de lixo eletrônico e conscientizando a população, inclusive sobre a dengue e outros riscos”, disse Paulon. Com o descarte incorreto, eletrônicos podem acumular água e favorecer a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. 

Na coleta no bairro Tiradentes, a Associação contará com parceiros como o Instituto Fiocruz, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Defensoria Pública. Para integrar a comunidade, brinquedos serão instalados para as crianças e serão distribuídas sementes da planta crotalária, que auxilia no controle do mosquito Aedes. 

“Queremos que essa ação não pare no Tiradentes e possamos levar a todos os bairros com alto índice de dengue”, disse. Paulon esclarece que a Associação desenvolve trabalho social, devolvendo cerca de 40% do que é reaproveitado para a sociedade, para entidades assistenciais, por exemplo. Outra parte fica para manter a instituição, revendendo para grandes indústrias.  

“Aquilo não serve para você, damos manutenção e colocamos de volta na sociedade. Esse lixo passa por técnicos que analisam se é possível o reaproveitamento”, disse. Ele exemplificou parceria com a CDL, por meio do Projeto Cidadão Integrado, instalando câmeras de monitoramento no Centro. Os computadores para acompanhamento dessas imagens, que ficarão nas delegacias, foram cedidos pela Associação, por meio do reaproveitamento dos materiais.    

O vereador Delegado Wellington destacou a importância do trabalho da Associação para a preservação do meio ambiente e ajudando até mesmo as gerações futuras. “É projeto de vida, que auxilia na garantia da saúde pública porque descarte irregular agrava o problema da dengue. Quero homenageá-lo pela importância desse trabalho”, disse. O vereador destacou ainda outras parcerias que possam ser firmadas, seja com os ecopontos, nas escolas municipais ou igrejas. 

Serviço – O ponto de coleta estará no sábado, dia 16 de março, em frente ao Asilo São João Bosco, na Avenida José Nogueira Vieira, 1900, no Bairro Tiradentes das 9h às 16h. Quem quiser saber mais sobre a Recic.Le pode entrar em contato pelo telefone (67) 3388-3705 ou e-mail [email protected] 

 

Milena Crestani 

Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal