ícone whatsapp

Aprovado projeto que denomina a ciclovia da avenida Fábio Zahran de “Ciclovia Ribeiro”

28.10.2021 · 12:00 · Vereador Profº. João Rocha

Na sessão ordinária desta quinta-feira (28), foi apresentado o projeto 10.229/21 de indicação do vereador Professor João Rocha para denominação de “Ciclovia Ribeiro”, a ciclovia localizada na Avenida Fábio Zahran, no trecho que se inicia na Avenida Costa e Silva e se estende até a Rua Otaviano Mascarenhas.

O nome “Ciclovia Ribeiro” é em homenagem ao ex-vereador Clemêncio Frutuoso Ribeiro, conhecido por diversas ações que visavam melhorar a qualidade do ciclismo de nossa capital. Criou a empresa Ciclo Ribeiro, uma das pioneiras no comércio de bicicletas em nosso estado. 

Em 28 de fevereiro de 1997, fundou a Associação Ciclística Amadora de Mato Grosso do Sul, que foi criada inicialmente para atender exclusivamente os funcionários da Ciclo Ribeiro. Mas, com a alta procura por pessoas que acompanhavam ao redor seus atendimentos, ocorreu sua ampliação para o público geral. Atualmente são 1.200 associados que recebem gratuitamente assessoria jurídica, assistência médica odontológica, além dos serviços de um oftalmologista.

Na vida pública, elegeu-se vereador por três mandatos, sempre focado no social, e com a vertente do ciclismo, que teve como destaque a inclusão da Semana Municipal do Ciclista no calendário oficial de eventos de Campo Grande, que contava com a organização e participação do vereador nos passeios ciclísticos realizados em nossa capital. Clemêncio Frutuoso faleceu no dia 09 de julho deste ano, por complicações da covid-19.

Para o vereador, “o Ribeiro sempre fez o que pôde pelas pessoas. Um homem que foi vitorioso pela sua origem humilde, simples e conseguiu se tornar um grande empresário nesta Capital. É justo e merecido que possamos prestar no mínimo essa homenagem a esse homem muito verdadeiro e de um coração enorme. Se dedicou ao desenvolvimento do ciclismo, da atividade física, fundou uma associação para atender as pessoas na área da saúde e entendo que nós, tendo esta oportunidade, possamos deixar essa homenagem a ele e a toda família”.

 

Annellyse Tonan

Assessoria de Imprensa do Vereador