ícone whatsapp

Aprovado projeto de lei do vereador Edil Albuquerque que visa priorizar o atendimento médico de pacientes renais crônicos em caso de urgência, denominado de “Vaga Zero”

22.09.2016 · 12:00 · Outras Notícias

Nos últimos anos, o número de pacientes com insuficiência renal crônica tem crescido assustadoramente em todo o mundo, inclusive no Brasil, alguns já consideram à doença como a nova epidemia do século XXl, pensando nisso Edil Albuquerque (PTB) elaborou o projeto que foi aprovado nesta quinta-feira (22) na Câmara Municipal de Campo Grande. O projeto de lei n° 8.353/16 visa dar atendimento prioritário ao paciente renal crônico em situação de urgência, denominado “Vaga Zero”.
 
O parlamentar explicou que os pacientes renais crônicos, além de se submeterem à terapia renal substitutiva (trs) – diálise, muitas vezes apresentam problemas decorrentes da hipertensão arterial, do diabetes e das complicações cardiovasculares e necessitam de intervenção imediata para tratamento de acidente vascular hemorrágico, infarto agudo do miocárdio ou outro tipo de hemorragia ou intercorrência. Estes pacientes devem ser atendidos em uma unidade hospitalar, e não serem encaminhados para uma unidade de pronto atendimento (UPA), como acontece, pois eles apresentam risco de vida e precisam ser submetidos a um atendimento especializado.
 
Norylene de Oliveira, assistente social do Pró-Renal e da Abrec/MS (Associação Beneficente dos Renais Crônicos) há cinco anos, contou que a ABREC presta hoje atendimento a 850 pessoas cadastradas, incluindo pacientes renais crônicos e familiares. A ABREC foi fundada há trinta anos pela Drª Maria Aparecida Arroyo com a finalidade de prestar apoio e estrutura médica, como psicólogos, dentistas, fisioterapeutas, entre outros, aos pacientes e familiares. “O trabalho desenvolvido pela ABREC vai além do amparo médico, envolve o trabalho humano e social, e para nós hoje a votação do projeto “Vaga Zero” possibilita minimizar o sofrimento desse grupo de pessoas, é uma honra sermos contemplados por esta iniciativa do vereador Edil Albuquerque”, destacou Norylene.
 
A Coordenadora da ABREC da área de saúde, Umarla Menezes Ishii, formada em nutrição, enfatizou que o Projeto Vaga Zero vem para proporcionar qualidade de vida para os pacientes.
 
Isaias José de Medeiros, paciente renal há quase dez anos, parabenizou a iniciativa: “Este projeto é muito importante para nós, sou paciente e sei o sofrimento enfrentado pelo renal crônico, a iniciativa esta de parabéns realmente está salvando vidas, trará para todos nós a segurança de um atendimento especializado e prioritário. Os postos de saúde não tem condições de atender um o paciente renal crônico em situação de emergência, agora com o Vaga Zero em funcionamento, este encaminhamento direto para os hospitais que são capacitados para o atendimento possibilitará esperança”.
 
Jorge Lazaro que é casado com uma renal crônica relatou as dificuldades enfrentadas: “Ano passado tivemos um susto, minha esposa passou mal e foi encaminhada a uma UPA. O caso dela requer uma atenção maior e o tempo de espera para nós significa correr riscos, por fim, conseguimos transferi-la para um hospital, mas o caso poderia ter sido diferente. Aproveito para parabenizar também a ABREC pelo serviço prestado a estes pacientes.
 
Os vereadores Paulo Siufi e Jamal Salém, que são médicos parabenizaram Edil Albuquerque pela magnitude do projeto, destacando o lado justo e humano da iniciativa, priorizando a vida humana. O vereador Alex também parabenizou Edil pela iniciativa.
 
Edil agradeceu a oportunidade de defender um projeto como este, que beneficiará tantas famílias, e o apoio dos colegas vereadores que subscreveram o projeto junto com ele, garantindo mais força na aprovação.
 
“Não sou médico, mas sou pai de médico. Não sou médico, mas sou amigo de médicos. Não sou médico, mas sou amigos de pacientes renais crônicos. Sei da aflição de cada um, e hoje estou tendo o privilégio de defender os anseios dessas pessoas que tanto sofrem com o tratamento, buscando atender a real necessidade de cada um, levando dignidade no atendimento e amparo social”, reforçou Edil.
 
Dayane Parron
Assessoria de Imprensa do Vereador