ícone whatsapp

Aprovado o projeto selo de responsabilidade “Parceiros das Mulheres”

16.11.2021 · 12:00 · Vereador Profº. João Rocha

Durante a sessão ordinária desta terça-feira (16), foi aprovado o projeto que cria o selo de responsabilidade “Parceiros das mulheres”, que irá priorizar a contratação de mulheres vítimas de violência doméstica nas empresas da Capital.  Os autores do projeto são os vereadores Prof. João Rocha e Camila Jara. 

As empresas que se enquadrarem dentro do propósito da lei, que será desenvolver ações que envolvam a formação, qualificação, preparação e capacitação dessas mulheres para o mercado de trabalho, poderão adquirir o selo. O selo é algo simbólico. No selo será registrado o ano em que foi estabelecida a parceria. A prefeitura irá criar um site e registrar as empresas que serão parceiras das mulheres.

Serão consideradas relevantes as ações que resultarem na contratação de mulheres vítimas de violência doméstica: desenvolvimento ou apoio ao desenvolvimento de ações de capacitação de entidades sociais para atuação na qualificação de mulheres vítimas de violência doméstica; O órgão municipal competente desenvolverá procedimentos para a concessão e monitoramento do selo. O selo será encaminhado por meio eletrônico, acompanhado de ofício e certificado.

Para o vereador, incentivar essas empresas para a inserção dessas mulheres no mercado de trabalho é de grande importância. “Criar mecanismos para que essas mulheres vítimas de violência doméstica e que são financeiramente dependentes do agressor, lhes daria mais segurança para quebrar esse ciclo e confiança na sociedade e no poder público como agentes propulsores de sua independência e resgate de sua dignidade e autoestima. A taxa de desemprego no país, entre as mulheres, é de 17,2%, contra 11,9% dos homens”, citou. 

 

Assessoria de Imprensa do Vereador