ícone whatsapp

Aprovado o projeto que estimula a prevenção aos crimes de informática na Capital

18.08.2021 · 12:00 · Vereador Profº. João Rocha

Na manhã de terça-feira (17), foi aprovado o projeto de lei 10.019/21, que institui atividades de seminários, palestras preventivas e divulgação de combate aos crimes de informática no município. O projeto foi votado em primeira discussão, e deverá passar ainda por segunda análise no plenário antes de seguir para sanção do prefeito.

A proposta foi também assinada pelo vereador Coronel Alírio Villasanti. O projeto define que as palestras deverão ser realizadas nas atividades escolares da rede pública. Caberá ao Poder Executivo de Campo Grande, através da Secretaria de Educação, estabelecer as diretrizes básicas para adequação na metodologia do processo.

Com a globalização e os avanços da tecnologia, surgiram pessoas que se aproveitam da informatização para praticar atos ilícitos, tipificados como crimes. Esse tipo de crime tem ganhado cada vez mais espaço na mídia pelo grande número de casos que vem ocorrendo, principalmente com notícias que visam criar imagem negativa do outro, perante os demais, causando assim um grande dano à vida da pessoa.

“Independente do tipo de crime, esse ato tem como intuito lesar alguém, e por isso é de extrema importância informar e prevenir as pessoas, para que esse tipo de conduta ocorra cada vez menos. Quanto mais pessoas informadas, menos possibilidades de ocorrer tais crimes. Diante disso é necessário que este enfrentamento seja feito nas escolas, com crianças, jovens, além dos respectivos responsáveis, que são as principais vítimas desta onda de crimes. ”, afirmou o vereador. 

A norma prevê que as escolas municipais deverão inserir em suas atividades palestras de prevenção e combate aos crimes de informática, alertando quanto às modalidades, suas consequências e comprometimentos psicológicos, familiares e sociais.

 

 

Assessoria de Imprensa do Vereador