ícone whatsapp

Alcoolismo, violência doméstica e suicídio: Psicólogo palestra sobre saúde emocional na pandemia

22.02.2021 · 12:00 · Escola do Legislativo

Os cuidados com a saúde mental em tempos de pandemia foram tema de palestra realizada nesta segunda-feira (22) pela Câmara Municipal de Campo Grande, através da Escola do Legislativo. O evento foi realizado no Plenário Oliva Enciso e seguiu todos os protocolos de biossegurança recomendados pela OMS (Organização Mundial de Saúde), como aferição de temperatura, distanciamento, uso obrigatório de máscara e higienização com álcool gel a 70%.

“Não é apenas a economia que sente os reflexos da quarentena. Tem o alcoolismo, uso de drogas ilícitas, violência doméstica, abuso de crianças, divórcios, e o suicídio. Isso está prejudicando muito. Tem pessoas que não conseguem lidar com o isolamento e ficam em grau avançado de depressão. Não conseguem buscar ajuda, o que leva ao suicídio”, alertou o psicólogo Márcio Luiz Oliveira de Aquino, que atua no Departamento de Educação Especial na equipe TEA da Semed (Secretaria Municipal de Educação).

Para o vereador Betinho, que é assistente social, o tema deve ser trabalhado com mais ênfase pelo poder público. “É uma palestra extremamente importante. A pandemia mexeu com a estrutura emocional das pessoas no Brasil e no mundo. É um tema que vamos trabalhar nessa Casa. Sabemos que o suicídio e a depressão têm crescido. Essa palestra é muito importante e, como homens públicos, devemos cuidar da saúde mental das pessoas”, avaliou.

Formado pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), o palestrante atua há 23 anos envolvendo a psicologia com a educação. É especialista em psicodrama, que envolve a terapia com cenas de teatro, e também em educação especial com ênfase na inclusão social.

Jeozadaque Garcia
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal