ícone whatsapp

Agora é Lei: escolas da Capital deverão realizar o hasteamento das bandeiras e entoação dos hinos nacional e municipal semanalmente

05.05.2020 · 12:00 · Vereador João César Mattogrosso

Ato cívico passa a ser obrigatório nas escolas de ensino fundamental da REME e privadas

Após publicação no Diário Oficial de Campo Grande nesta terça-feira (5), as escolas de ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino (REME) e privadas da Capital passarão a ter como obrigatória a presença da Bandeira de Campo Grande e da Bandeira do Brasil, assim como a entoação do Hino Nacional Brasileiro e do Hino de Campo Grande. A medida é decorrente da sanção da Lei n. 6.439, de 4 de maio de 2020, proposta pelos vereadores William Maksoud (PTB), João César Mattogrosso (PSDB), André Salineiro (Avante), Betinho (Republicanos), Júnior Longo (PSDB), Odilon de Oliveira (PSD) e Dr. Cury (Democratas).

Conforme texto sancionado após veto dos parlamentares do legislativo municipal, as escolas de nível fundamental da REME e privadas da Capital terão como obrigação, uma vez por semana, no início da primeira aula de cada turno, promover o hasteamento das bandeiras e realizar a entoação dos hinos, conforme estabelecido na legislação.

Além disso, a matéria também aponta que nas escolas da Rede Municipal de Ensino será feita leitura de texto bíblico, que acontecerá de forma facultativa no início da primeira aula dos períodos matutino e vespertino, e será feita por um aluno a convite do professor.

Um dos coautores da matéria, o vereador João César Mattogrosso declara a importância de resgatar alguns valores em nossa sociedade. “Muitas atitudes tradicionais em nossa infância estão se perdendo na atualidade, por isso considero que esta proposta traz um importante resgate desses valores, principalmente para enfatizar a relevância dos símbolos nacionais”, aponta.

A execução vocal e o hasteamento serão realizados sob orientação do corpo docente do estabelecimento de ensino, segundo a legislação.    

Assessoria de Imprensa do Vereador