ícone whatsapp

Ademir Santana defende discussão urgente sobre eleição direta para diretores nas escolas municipais

07.03.2017 · 12:00 · Vereador Ademir Santana

A Comissão Permanente de Educação e Desporto da Câmara Municipal de Campo Grande recebeu, na segunda-feira (6), representantes do Sindicato Campo-grandense dos Profissionais da Educação Pública (ACP), que entregaram um documento com 30 reivindicações da categoria.

Entre os assuntos mais discutidos, estavam o piso salarial de 20 horas dos professores e o sistema de escolha dos diretores e diretores adjuntos de escolas e ceinfs da rede municipal. O presidente do sindicado, Lucílio Souza Nobre, afirmou que o piso salarial dos professores está bastante defasado e que o sindicato tem procurado dialogar com todas as esferas políticas e administrativas do município para se chegar a um consenso.

Sobre a escolha dos diretores e diretores adjuntos das escolas e ceinfs, Lucílio disse que não há justificativa para que as eleições na REME não sejam democráticas como são nas escolas estaduais. Corroborando com o dirigente sindical, o vereador Ademir Santana colocou-se à disposição para ajudar a comissão a tramitar o assunto dentro da casa de leis e também levar ao executivo alternativas que viabilizem as eleições diretas o quanto antes.

“Se é possível fazer isso nas escolas estaduais, é muito importante discutir os porquês de não ser feito na rede municipal. Na minha opinião, o pleito democrático é a melhor saída para a discussão. Mas, é preciso que todos se pronunciem e deem sua contribuição. Eu entendo que cada prefeito que entra tem o direito de administrar o quadro de servidores à sua maneira, mas a eleição direta para diretores e diretores adjuntos não tira essa legitimidade”, sustentou o vereador.

A reunião foi conduzida pelo presidente da comissão, vereador Valdir Gomes, e teve, além da participação do vereador Ademir Santana, a presença dos vereadores André Salineiro, vice-presidente e também do vereador Veterinário Francisco. Pelo sindicato, compareceram os professores Lucílio Souza Nobre, Socorro Maria de Jesus P. Arguello, Gilvano Bronzoni e Tânia Ferraciolli.

Guto Dobes

Assessoria de Comunicação do Vereador