ícone whatsapp

“A vida começa quando a violência acaba” é o tema da audiência pública do Agosto Lilás

18.08.2021 · 12:00 · Vereadora Camila Jara

Ampliar o debate sobre a violência de gênero, despertando o senso de responsabilidade em todos os cidadãos. Com esse objetivo, a vereadora Camila Jara realiza na próxima sexta-feira (20) a audiência pública em alusão ao Agosto Lilás.

O evento, que acontece das 13h às 15h no Plenário Oliva Enciso da Câmara Municipal, vai reunir diversos nomes da luta pela igualdade de gênero e pelos direitos das mulheres.

Além da vereadora, que é Presidente da Comissão Permanente de Políticas e Direitos das Mulheres, de Cidadania e Direitos Humanos e Procuradora na Procuradoria Especial da Mulher da Câmara Municipal de Campo Grande, estão confirmadas as presenças da Promotora de Justiça, titular da 72º Promotoria de Justiça, na Casa da Mulher Brasileira, Clarissa Carlotto Torres; a Juíza de Direito da 3ª Vara da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Comarca de Campo Grande, Jaqueline Machado; a Coordenadora de Projetos Sociais do IAPPEC- Instituto de Apoio Proteção Pesquisa Educação e Cultural e Fundadora da Escola de Mãe Luz, Silvia Tavares Farina; a Conselheira do Conselho Municipal de Direitos da Mulher, Coordenadora de Projetos e Ações Temáticas da Subsecretaria de Políticas para a Mulher de Campo Grande, Marcia Paulino.

A audiência pública terá transmissão ao vivo pelas redes sociais da Câmara: Youtube e Facebook, para que a população possa assistir e contribuir com comentários ou enviar perguntas. 

Violência em dados

Mato Grosso do Sul é o segundo estado do país em casos de feminicídio. Dados da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) mostram que de 1º de janeiro até 31 de julho deste ano, por dia, pelo menos, 43 pessoas foram vítimas de ameaça, lesão corporal dolosa, feminicídio ou tentativa de feminicídio. São praticamente duas vítimas por hora. 

Agosto Lilás

A Campanha Agosto Lilás foi criada em referência à sanção da Lei Maria da Penha (Lei Federal nº 11.340/2006), assinada no dia 7 de agosto e que está completando 15 anos em 2021.

Bianca Bianchi

Assessoria de Imprensa da Vereadora