ícone whatsapp

A pedido do Dr. Sandro, médicos falam sobre a atualização do tratamento da Covid-19 em Campo Grande

28.04.2021 · 12:00 · Vereador Dr. Sandro Benites

Realizada pela Câmara Municipal de Campo Grande, todas as quartas-feiras, às 10h30, a live desta manhã (28/4), atualizou a população a respeito do tratamento da Covid-19 na Capital. Quem explanou sobre o assunto foi o Médico e Deputado Federal Dr. Luiz Ovando e a Médica Cardiologista Emmanuella Nunes da Costa.

Conduzidas pelo presidente da Comissão de Saúde da Casa de Leis, o vereador Dr. Sandro, as lives semanais trazem atualizações de informações, debates e orientações sobre as medidas de enfrentamento à Covid-19, em Campo Grande.

Um dos convidados foi o Deputado Federal Luiz Ovando, graduado em Medicina em 1975 na UEMT, atual UFMS; Serviço Militar em 1976/1977 no 17º. Regimento de Cavalaria em Amambai-MS; Mestre em Cardiologia pela Universidade Federal do Paraná em 1980; pós-graduado em Cardiologia pela Universidade de Minnesota-EUA. Especialista em Clínica Médica pela UFPR e Sociedade Brasileira de Clínica Médica. Especialista em Terapia Intensiva pela AMIB-Associação de Medicina Intensiva Brasileira. Especialista em Ecocardiografia pela Sociedade Brasileira de Ecocardiografia SBC. Especialista em Medicina Esportiva pela Sociedade Brasileira de Medicina Esportiva. Fundador da Sociedade Brasileira de Clínica Médica-Regional MS. Coordenador e Fundador da Residência de Clínica Médica da Santa Casa de Campo Grande. Chefe do Serviço de Clínica Médica da Santa Casa de Campo Grande/MS (2012-2014) e 2017/2018. Conselheiro do CRM-MS. 1999-2003. Ex-Vice-presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia Regional MS. Ex-Presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia Regional MS.

Para Dr. Luiz Ovando, é necessário desmistificar o tratamento. “O tema está bastante controverso ainda, mas precisamos esclarecer e desmistificar. Existem mais de 113 novas drogas para o tratamento. As pessoas têm negado as drogas que foram reposicionadas, e a hidroxicloroquina foi reposicionada em 1969. Já se sabia que era antiviral e eficaz. Deixamos a racionalidade de lado. Temos muitas pessoas morrendo por causa de ideologia, na qual eu tenho uma e você tem outra. Não abdique da vacina, do tratamento e da reabilitação pós-covid. Use o remédio prescrito pelo médico certinho. E se cuide!”, afirmou o Deputado Federal.

Também convidada pela comissão de saúde, a Médica Cardiologista Emmanuella Nunes da Costa, falou sobre os diversos tratamentos e de como eles têm feito a diferença na vida dos pacientes. Formada pela UFMS em 1999, Emmanuella tem residência em Clínica Médica pela Santa Casa de Campo Grande e Cardiologia pelo Hospital Universitário da UFMS; Especialista em medicina do exercício e do esporte; Médica Clínica e Cardiologista no Hospital Regional há 20 anos (desde 2001). Atende por telemedicina casos de COVID, desde julho 2020, e atende desde setembro de 2020 o ambulatório pós-covid do Hospital Regional de MS.

“Essa doença nos mostra que não é de uma especialidade única. É um vírus que acomete todo o corpo humano. Não existe um único tratamento, tanto na prevenção, na fase inicial, hospitalar ou reabilitação. Se sou a favor do tratamento, eu ofereço. Se o paciente não quiser, tudo bem, eu respeito a autonomia dele. Quando o profissional não é a favor do tratamento, ele não dá essas duas opções”, defendeu.

Para Dr. Sandro, médico e vereador de Campo Grande, a covid-19 é uma doença séria, grave e seu tratamento é individualizado. “Quando falamos de tratamento, também falamos de prevenção, desde a atividade física até a vacinação. Temos que utilizar de todos os meios éticos e científicos possíveis, para salvar o paciente. Você pode até ser contrário aos medicamentos, só não pode ser contrário ao atendimento. O acolhimento é uma palavra sem contraindicação e deve ser realizado com todos os pacientes”, frisou.

Boletim Epidemiológico

Em Campo Grande, são 352.269 casos notificados, 1.265 casos suspeitos, 93.701 casos confirmados, 257.303 casos descartados e 2.420 óbitos.

Dos 93.701 casos confirmados, 483 estão internados, 950 estão em isolamento domiciliar, 89.851 estão recuperados e 2.420 óbitos.

Das 483 pessoas que estão internadas, 148 estão em Leitos UTI (107 leitos públicos e 41 leitos privados), 335 estão em Leitos Clínicos (181 em leitos públicos e 154 em leitos privados). Não há pacientes em Pronto Atendimento Médico (PAM) (público).

Em Mato Grosso do Sul temos 245.238 casos confirmados e 5.581 óbitos.

O Brasil já registra 14.441.563 casos confirmados e 395.022 óbitos.

 

Beatriz de Almeida
Assessoria de Imprensa do Vereador